CRIME EM NY

NYC - Manhattan

Índice de homicídios em baixa em NY.

O ano passado apenas 290 pessoas foram mortas na cidade que não dorme. Um número tão baixo assim não ocorre há 7 décadas informou recentemente o departamento de polícia de NY.

A cidade tem usado uma tática mais “cirúrgica” do que no passado. Algorítimos que mapeam os bairros onde há uma possibilidade maior de crime são usados para despachar unidades da polícia para estes locais.

A polícia de NY também endureceu com os criminosos mais violentos. Ao mesmo tempo está empenhada em construir um melhor relacionamento nos bairros, principalmente onde ainda existe uma enorme desconfiança em relação a NYPD(New York City Police Department).

“Temos agora  um modelo que sabemos que funciona e podemos avançar mais”, disse o prefeito de NY, Bill de Blasio. “Este modelo se fortaleceu ainda mais. O relacionamento com as comunidades ficará ainda mais forte. Treinamento e Tecnologia unidos ajudarão não sómente o Departamento de polícia, mas a cidade como um todo. Melhorando a qualidade de vida para os cidadãos e para os milhões de turistas que visitam a grande maça anualmente”, enfatizou o prefeito.

O chefe do Controle Estratégico de Crimes, Dermot Shea disse recentemente que o crime na cidade pode cair ainda mais. “Acreditamos que pode cair mais”, ele disse.

Enfrentando altos números de homicídios no inícios dos anos 1990, a polícia de NY despachava um número récorde de policiais para os bairros considerados mais violentos  com isso alienando ainda mais o relacionamento entre a polícia e as minorias sempre alvos em potencial.

Em 2003, um juiz federal afirmou que o programa chamado “Stop and Frisk” (Pare e Reviste) usado há anos pelo departamento de polícia e altamente criticado por diferentes comunidades na cidade era totalmente inconstitucional. Na época muita gente afirmou que isto faria aumentar o índice de criminalidade da cidade. O que aconteceu foi exatamente o contrário.

Quando a prefeitura e a polícia trabalham em conjunto com  todos os cidadãos, respeitando-os sem distinção todos ganham, e a qualidade de vida como um todo no geral melhora sensivelmente.