RACISMO NO CENTRAL PARK DE NOVA YORK.

AMY COOPER AT CENTRAL PARK
Amy Cooper no Central Park com seu cocker spaniel

Você sabe como chamam um negro com um diploma de faculdade nos Estados Unidos? Um criolo com um diploma. – Malcolm X

Criolo não foi bem o que o grande ativista falou. Na verdade o ativista pelos direitos humanos usou o termo “nigger”, uma palavra altamente ofensiva dirigida derrogatoriamente para a população negra.

Esta semana no famoso Central Park de Nova York o cidadão Christian Cooper estava cuidando de sua vida tranquilamente enquanto observava a natureza e os passarinhos. Ele é um ávido observador de pássaros (bird watcher em inglês), inclusive fazendo parte de uma organização na cidade. Enquanto estava parado ele observou que uma mulher estava acompanhada pelo seu cachorro sem a coleira, o que é proibido e factivél de uma multa na cidade. Ao pedir que dona colocasse a colera no seu “cocker spaniel”, o que ela não o fez, o senhor Cooper ofereceu um biscoitinho ao cachorro que estava destruindo o habitat natural dos passarinhos.

Foi neste instante que a situação saiu fora do controle. O senhor Cooper começou a filmá-la. Amy Cooper(o mesmo sobrenome mas sem relação alguma) pediu então para que ele parasse de filmar. Como ele se recusou, ela então passou a ameaçá-lo dizendo que iria chamar a policia. “Vou chamá-los”, ela disse. “há um afroamericano ameaçando a minha vida e a do  meu cachorro”, ela disse ao despachante da polícia. Amy Cooper disse depois em entrevistas que não sabia o que fazer nesta situação e que se sentiu ameaçada porque não sabia que tipo de biscoitinho o senhor Cooper estava dando ao seu cachorro.

Christian Cooper at Central Park
Christian Cooper com seu binóculos no Central Park

O vídeo que dura menos de 4 minutos deste encontro, logicamente viralizou na internet sendo compartilhado mais de 20 milhões de vezes. Ao ser entrevistada a noite na rede de televisao NBC, a senhora Amy Cooper pediu desculpas por sua atitude racista. “Quando eu penso na polícia… Eu penso neles como uma agência de  proteção e infelizmente isto fez com que eu percebesse que há muita gente neste país que.. que não tem este requinte.” Este pedido de desculpas não foi o suficiente para o seu empregador. Amy Cooper nativa de Chicago foi despedida da famosa Seguradora Franklin Templeton por causa de sua atitude altamente racista. Em nota a empresa disse que repudia qualquer atitude racista dos seus empregados.

O prefeito da cidade, o senhor Bill de Blasio, postou na sua conta do Twitter. “Ela chamou a polícia porque ele era um homem negro. Mas quem estava descumprindo a lei era ela. ela decidiu que ele era um criminoso e nós sabemos porque.” Para o prefeito, só o fato dela ter chamado a polícia porque estava em frente a uma pessoa negra presumindo-se ameaçada constitui um ato racista.

A policia compareceu no local após a chamada de Amy Cooper. Tanto ela quanto o senhor Christian já não estavam mais no local.

Mais de 50 anos atrás Malcolm X disse o que a América branca pensava das pessoas negras com diplomas. Este incidente recentemente no famoso parque da cidade é mais uma prova que muita gente  na América ainda vê as pessoas negras com um olho enviesado. O diploma da prestigiosa Universidade Harvard não salvou o senhor Cooper deste embroglio.