Cinema

OS EMBÁLOS DE SÁBADO À NOITE.

Os Embalos de Sabado a Noite

16/12/1977

Há exatamente 40 anos estreiava nas telonas de Nova York o filme que sem dúvida alguma fez explodir no planeta a onda da Disco Music.

Os Embalos de Sábado à Noite produzido por Robert Stigwood  e dirigido por John Badham baseado em artigo escrito pelo jornalista britânico Nick Cohn para a revista novaiorquina New York. O filme é a história de Tony Manero (John Travolta), um vendedor assalariado ítalo-americano de uma loja de tintas que mora com sua família num enclave italiano em Bay Ridge, um subdistrito de classe média baixa no bairro do Brooklyn. Tony Manero é obsecado pela música Disco. Trabalhando os cinco dias da semana, Tony se sente absolutamente livre de todas as amarras sociais quando está na famosa pista de dança da discoteca Odissey 2001  mostrando todo seu talento como dançarino.

Seu grande sonho é ganhar o concurso de dança patrocinado pela Discoteca. Para isso ele busca uma parceira a altura de seus talentos. Quando esta ensaiando novos passos num estudio de dança local, Tony se engraça com a dançarina Stephanie Mangano (Karen Lynn Gorney). A inexpressiva e magérrima Stephanie tem sonhos de sair do Brooklyn e ir dançar para alguma companhia de dança na famosa ilha de Manhattan. Depois de uma certa relutancia Stephanie aceita ser parceira dele no concurso.

Os Embálos de Sábado à Noite toca em certos tabus culturais especialmente para a comunidade católica do bairro como o abandono do sacerdotismo, o aborto, sexo antes do casamento, e o suicídio. O fime mostra também as relações sociais pouco amigáveis entre portoriquenhos e italianos do bairro.

Com uma trilha sonora produzida pelo grupo Bee Gees contando com as participações de Yvonne Elliman e do grupo Tramps, entre outros, Os Embálos de Sábado à Noite é um filme que 40 anos depois continua mexendo com nossos esqueletos e nos convidando para a pista de dança.

Recentemente Bay Ridge, onde foi filmado Os Embálos de Sábado à Noite celebrou os 40 aos do filme com direito a globo brilhante, pista com luzes e a presença do grupo Tramps cantando seu maior sucesso DISCO INFERNO.