O FANTASMA DO PASSADO.
Mudbound
O excelente drama Mudbound (2017) baseado no livro homônimo da escritora Hillary Jordan com o roteiro e a brilhante direção de Ree Reese conta a história de duas famílias: uma negra e a outra branca ligadas economicamente e socialmente a uma pequena fazenda de algodão no dículo do século XX.
O filme tem como pano de fundo o legado da escravidão ainda bastante presente nas relações entre negros e brancos principalmente no Sul dos Estados Unidos. A história se passa especificamente no Mississippi Delta, uma área árida e pouco desenvolvida que ainda depende economicamente das colheitas de algodão feitas tanto por grandes como pequenos proprietários rurais.
Mudbound começa com dois irmãos abrindo uma cova para enterrar o patriarca da família chamado de Papi (Jonathan Banks). Estamos nos anos de 1940 quando as leis segregacionistas conhecidas como Jim Crow ainda estavam em vigor tanto nos livros como nas relações sociais entre negros e brancos.
Com uma explêndida fotografia retratada pela cinematógrafa Rachel Morrison mostrando a flora, o solo, a alta temperatura, e as duras condições dos pequenos plantadores de algodão e seus meeiros, Mudbound nos leva lentamente aos cenários e a personagens que certamente poderiam ter saido dos livros de William Falkner, bem como de Toni Morrison.
Usando a técnica de contar a mesma história, porém, com perspectiva diferente, a diretora hábilmente mostra como eram as relações sociais entre negros e brancos, e também como percebiam suas realidades diferentes.
Henry McAllan (Jason Clarke) comprou um pequeno lote para a produção de algodão. O problema é que seus sonhos são maiores do que seus conhecimentos sobre a terra e seus desafios. Juntamente com sua esposa Laura (Carey Mulligan), uma leitora assídua e com pouca inclinação para o trabalho agrícola, o casal acaba dependendo bastante do meeiro Hap e Florence Jackson (Rob Morgan e Mary J. Blige), e seu filho mais velho Ronsel (Jason Mitchel) para manter seus sonhos e sanidade.
O irmão mais novo de Henry, Jamie (Garrett Hedlund) se torna amigo do filho mais velho da família Jackson. Por terem lutado juntos na Europa durante a Segunda Grande Guerra Mundial, a amizade entre os dois ameaça a hierarquia e o status quo social da pequena cidade. Para complicar mais ainda a situação, o pai de Henry e Jamie, que faz parte da KKK não aceita a amizade interracial entre os dois jovens.
Mesmo defendendo a bandeira norte americana supostamente lutando para defender a liberdade e o mundo livre Ocidental, Ronsel e lembrado do racismo no país. Após comprar alguns mantimentos, é barrado na porta de saída de uma pequena loja de comércio e é obrigado a sair pela porta dos fundos mesmo usando o uniforme do exército norte americano. Sua experiência na Europa mostrou que ele poderia sim ser tratado dignamente. Algo que certamente ele não encontrou quando retornou a sua cidade natal.
Mudbound toca em assuntos que ainda são polêmicos na América. Temas como o racismo, o legado da escravidão, a enorme influência que a KKK tinha dentro e fora do governo, e claro as relacções sociais entre negros e branco. Mudbound é um filme maduro que merece o maior número de audiência possível.
Mudbound esta sendo apresentado no canal stream Netflix.
You must be logged in to post a comment.