DOCUMENTÁRIO

MÍDIA AFROAMERICANA

IDA BARNETT WELLS

IDA B. WELLS: A PASSION FOR JUSTICE

O documentário “IDA B. WELLS UMA PAIXÃO POR JUSTIÇA” dirigido por William Greaves coloca uma luz numa da mais importantes, se não a mais importante jornalista afroamericana no período pós Guerra Civil(1861-1865) conhecido como a Reconstrução. Este periodo começa após a guerra e vai até 1877.

IDA B. WELLS

Praticamente desconhecida pela geração atual, Ida B. Well-Barnett foi uma pessoa altamente reconhecida durante grande parte de sua vida. Ela é a Autora do planfeto “HORRORES DA LEI DO LINCHAMENTO EM TODAS AS FASES”. O panfleto mostra os diferentes aspectos dos linchamentos no sul do país por causa do suposto ‘estupro de mulheres brancas’. Ela concluiu que os sulistas brancos choramingavam estupros como uma desculpa esfarrapada para esconderem suas verdadeiras razões para o linchamento: o progresso econômico dos negros, o qual ameaçava os sulistas brancos com competição, e a idéia de enforçar nos negros a idéia de cidadãos de segunda classe dentro da sociedade.

Por causa do seu ferrenho ativismo contra o racismo, sua luta pelo direito das mulheres votarem, e sua luta contra o linchamento de homens negros, Ilda B. Well é considerada tão importante como os lideres negros Booker T. Washington e W. E. D. Bois. Ela foi também uma das fundadoras da NAACP, a organização fundada no início do século XX para lutar contra qualquer tipo de discriminação no EUA.