
Les Payne, o renomado jornalista investigativo, ganhador do prestigioso prêmio Pulitzer embarcou em 1990 numa longa jornada de quase 30 anos para entrevistar qualquer um que tivesse na verdade conhecido Malcolm X – todos seus irmaos vivos da família Little, colegas de escola, amigos da rua, companheiros de cela, figuras dentro da Nação do Isã, agentes do FBI e policiais, além de líderes políticos ao redor do planeta. Seu objetivo era ambicioso: tranformar o que se tornou em dezenas de entrevistas num retrato sem precedente de Malcolm X, um que separaria fato de ficção.
O resultado é esta histórica biografia que evoca um mundo nunca visto antes deste carismático protagonista, um trabalho cujo título é inspirado por uma frase Malcolm X usava depois que ele viu seus seguidores em Hartford, Connecticut agitarem propositalmente, como se os mortos estivessem ressuscitados, para sobreporem os obstáculos do racismo. Montando a vida de Malcolm X não somente dentro da Nação do Islã, mas dentro do grande pano de fundo da história americana, o livro traça a vida de uma das figuras mais relevantes do seculo XX “de um criminoso das ruas a um moralista devoto e um revolucionário”.
Em seguir a vida de Malcolm X, do seu nascimento no início do século XX em Omaha, Nebrasca até seu assassinato num dia friorento de inverno na cidade de Nova York, Payne nos proporciona uma vinheta abrasadora tirada da época da sua juventude durante a Grande Depressão, descrevendo a influência dos seus pais seguidores da ideologia do jamaicano Marcus Garvey. Seu pai era um pregador evangélico local atropelado por um bonde em Lansing, Michigan em 1929, e sua mãe Louise, que continuou injetando orgulho nos seus filhos mesmo depois da morte do seu esposo.
Preenchendo cada capítulo deste extraordinário livro com um sonoro drama, Payne acompanha as pequenas delinquèncias criminais de Malcolm X em Boston depois em Nova York durante os anos de 1930 e início dos anos 1940 até o seu despertar religioso e sua total devoção para a Nação do Islã ocorrida dentro de uma penitenciária no estado do Massachusetts.
Com uma inabalável determinação de um biógrafo, Payne corrige o registro histórico e entrega revelações extraordinárias do desmascaramento do misterioso fundador do NOI (Nation of Isam em Inglês), “Fard Muhammad” até a cena de arrepiar os cabelos, tudo dentro de detalhes cinematográficos, de Malcolm até o encontro clandestino do ministro Jeremiah X Shabazz com membros do grupo terrorista KKK, ao relato minuto a minuto do assassinato de Malcolm X dentro do “Audubon Ballroom” em Nova York numa tarde friorenta de inverno em fevereiro de 1965.
The Dead are Rising: The Life of Malcolm X
Les Payne/Tamara Payne
Editora: Liveright
Páginas – 656
You must be logged in to post a comment.