ATOR WILL SMITTH TIRA SUA PRODUTORA DA GEORGIA CITANDO AS LEIS ELEITORAIS LOCAIS.

Will Smith

O famosíssimo ator Will Smith conhecido pela trilogia Men in Black entre outros filmes, literalmente está tirando sua produtora cinematográfica do estado da Georgia. Segundo o periódico The New York Times, o motivo é a implementação pelo estado de novas leis eleitorais que dificultam ainda mais o acesso dos eleitores afroamericanos as urnas na Georgia. Esta é a segunda cacetada na cabeca que o estado toma. Há pouco mais de 2 semanas a liga de baseball profissional (MLB em inglês) citando o mesmo problema tirou do estado seu famoso jogo das estrelas que acontece no verão.

Will Smith juntamente com o diretor Antoine Fuqua estavam no estado para as filmagens de Emancipation, um drama sobre a época da escravidão que esta sendo financiado e produzido pelo estúdio da Apple. O estúdio é o primeiro a citar as leis de votação como motivo para mudar as filmagens para outro estado. Além de oferecer incentivos fiscais generosos para as produções de Hollywood, a Georgia tornou-se também um grande estado incubador para estúdios como Marvel Studios, Netflix e outros grandes estúdios e suas produções cinematográficas.

“Neste exato momento, a nação esta se conciliando com seu passado histórico e está tentando eliminar vestigios do racismo institucional para chegar a uma verdadeira justiça racial, ” Will Smilth e Antoine Fuqua disseram em pronunciamento conjunto. “Nós não podemos em sã consciência proporcionar apoio econômico a um governo que implementa leis eleitorais regressivas que foram desenhadas para restringir acesso a votação, atingindo desproporcionalmente a comunidade afroamericana.

A nova lei eleitoral da Georgia é remanescente das restrições que foram aprovadas no final do período da Reconstrução para impedir milhares de americanos de votarem. Lamentavelmente nos sentimos forçados a mudar a produção do nosso filme da Georgia para um outro estado.”

No filme que tem previsão de começar sua produção durante o verão, Will Smith fará o papel de um homem escravizado na vida real chamado Peter que se auto emancipou de uma plantação no Sudeste e acabou se alistando no exército da União. Sua história ficou bastante famosa depois que a fotografia de suas costas toda chicoteada apareceu na influente revista semanal literária Harper’s.

Se esta saída fará com que outros estúdios sigam o mesmo caminho ainda é cedo para dizer. Stacy Adams, uma política local que foi muito importante na última eleição para presidente juntamente com Tyler Perry da franquia Medea, e é dono de um estúdio em Atlanta, e outros, estão pedindo que Hollywood não tire suas produções locais apesar de suas insatisfações com as novas leis eleitorais./NYT