O SUBLIMINAL RACISMO COTIDIANO NA AMÉRICA.

Robin Roberts jornalista e apresentadora do programa Good Morning América na rede de televisão ABC.

Barbara Fedida (este é realmente seu sobre nome) começou sua carreira na corporação Disney em 2000. Recentemente, esta alta funcionária executiva foi mandada embora depois de 20 anos de empresa por causa de sua insensibilidade racial direcionada a uma colega de empresa e conhecida jornalista que trabalha para o canal de televisão ABC que faz parte do conglomerado Disney. De acordo com investigações interna, a executiva fez inaceitáveis comentários racialmente insensitivos dentro da empresa. A televisão contratou uma auditoria externa para investigar o caso.

Barbara Fedida havia sido suspensa em Junho deste ano depois que o site de notícias Huff-post publicou um artigo sobre suas difamações raciais direcionados a jornalista negra da rede ABC, Robin Roberts, apresentadora do famoso programa matinal Good Morning America (Bom dia América), conhecido nos Estados Unidos mais como GMA.

Barbara Fedida recentemente despedida da corporação Disney

Mesmo tendo feito grandes contribuições para a corporação durante seu período de 20 anos, em vista do que aconteceu determinanos que ela não pode mais continuar no seu papel de liderança na rede ABC, afirmou Peter Rice, o executivo senior e supervisor da área de notícias. Segundo ele, a companhia entende que “há um sério trabalho que precisa ser feito para melhorar a cultura de inclusão e fazermos mais progressos na nossa meta de atrair, fomentar e também manter talentos diversos.

O site Huff-post publicou o extenso artigo alegando que a senhora Fedida fez comentários raciais insensitivos a seus colegas sobre a senhora Roberts durante a negociação de contrato de trabalho. De acordo com o artigo, a senhora Fedida disse que a rede de televisão não estava pedindo para ela colher algodão(uma clara alusão aos escravos das plantações de algodão nos sul dos EUA) em resposta ao pedido da senhora Roberts buscando aumento de salário. Podemos inferir com esta acertada decisão que na América não existe o tal do famoso mimimi brasileiro que é usado constantemente contra uma pessoa negra assim que ela abre a boca reclamando de insensibilidade racial.