ELEIÇÃO NA AMÉRICA DO NORTE.

Eleição norte americana de 2020

Os Estados Unidos votaram para presidente e também para alguns outros cargos políticos imporantes no último dia 3 de Novembro. Era de conhecimento geral que a eleição mais importante seria para presidente, e que os dois principais candidatos disputando o pleito tinham idéias e visões políticas totalmente diferentes.

Se de um lado o candidato Democrata Joe Biden acenava com uma volta a normalidade política e de um mútuo respeito entre os dois principais grupos polticos no país, juntamente com um reingresso dos Estados Unidos a comunidade internacional, principalmente uma reaproximação aos seus antigos aliados da Europa Ocidental, e usando como trunfo durante sua campanha política o seu carácter, sua ética e sua moral, do outro lado o atual presidente Donald Trump buscava nesta sua reeleição não uma maneira mais conciliatória de fazer política ou ser mais tolerante com seus adversários políticos, pelo contrário, sua aposta era de mais enfrentamento, mais demagogia e muito mais mentiras.

Tudo isso sem o menor pudor ou constrangimento. O objetivo do presidente afinal era retornar por mais 4 anos a Casa Branca. Para seus milhares de devotos, não importava que suas mensagens na plataforma Twitter fossem desbancadas e desmentidas pela gigante do mundo virtual. Assim como o larápio Jim Jones na Guiana inglesa em 1978 pediu aos seus devotos que tomassem veneno e se suicidassem, Donald Trump segue pedindo aos seus devotos que não acreditem no resultado final da eleição. Segundo ele próprio afirma, esta eleição foi fraudulenta.

Conservadores como a ex assessora do presidente George W. Bush, Condoleezza Rice, que já mandou uma mensagem pelo Twitter parabenizando Joe Biden e Kamala Harris pela vitória, disse em entrevista ao periódico The Wall Street Journal: Os apoiadores de Trump sentem que o presidente não teve nenhuma chance. “Eu penso que nós temos que respirar fundo. Mais de 70 milhões de pessoas votaram para o presidente Trump, e alguma garantia através do processso que isto foi feito corretamente não é uma má coisa”.

Campanha eleitoral 2020 nos EUA.

Dos mais de 140 milhões de eleitores que foram as urnas ou que enviaram seus votos pelo correio, a maioria decidiu então pelo candidato com uma vasta experiência política em Washington. Segundo a mídia local, Joe Biden, o candidato Democrata ganhou no voto popular bem como no número suficiente de delegados especiais que o catapultaria para assumir o comando do país em Janeiro de 2021. Porém, Donald Trump contrariando todas as evidências se recusa literalmente a aceitar o resutado das urnas. O triste é que políticos no partido republicano aceitam esta grande mentira sem questionar a validade do que o presidente esta dizendo.

Mais de 10 dias após a eleição, o que tem acontecido nos Estados Unidos é uma enxurrada de meias verdades envolvendo fraudes no processo eleitoral do país. Estas mentiras infelizmente estão sendo propagadas não por eleitores insatisfeitos com o resultado final da eleição, mas pelo próprio presidente que não admite sua derrota nas urnas. Várias cortes estaduais onde o presidente, assessorado pelo advogado e ex prefeito de Nova York, o senhor Rudolph Giuliani, afirmando que houve uma grande fraude eleitoral, já jogaram pelas janelas suas tentativas de entrar com algum tipo de processo para uma possível anulação desta eleição.

Os Estados Unidos sempre foram considerados como o grande experimento democrático humano do planeta. Sua Democracia durante mais de dois séculos tem sido invejada por milhões de pessoas ao redor do planeta. Entretanto, o que tem acontecido no país desde que foram encerradas as contagens de votos mostra que toda aquela aparência de lisura e comportamento íntegro não passava de uma grande ilusão. A América juntou-se ao grupo daqueles países que a voz dos eleitores não deve mais ser respeitada ou ouvida.

O que mundo está testemunhando é a mais pura ambição e egoísmo de um neo facista de plantão.