ESTANTE LITERÁRIA – FOTOS DE MUHAMMAD ALI

O filho mais famoso da cidade de Louisville no estado de Kentucky nasceu em 1942. Seu nome de batismo era Cassius Marcellus Clay. Entretanto, foi como o boxeador Muhammad Ali que o mundo acabou se familiarizando com um dos maiores lutadores de boxe do século XX.

Sem dúvida alguma ele foi um dos atletas mais fotografados do mundo esportivo durante sua brilhante e muitas vezes tumultuada carreira. O pugilista que não media palavras para falar de suas proezas dentro e fora dos grandes ringues recebeu uma bela homenagem no livro de fotografias: Picture: Muhammad Ali – A Rare Glimpse Into the Life of the Champ – the Photographers of the Courier Journal.

O livro é uma bela compilação de fotografias tiradas por vários fotográfos do periódico The Louisville Courier Journal baseado na cidade natal do pugilista. Segundo artigo publicado no jornal The New York Times, o boxeador sempre fez questão da presença de um fotográfo do jornal da sua cidade natal no meio de uma pletora de fotográfos tirando suas fotos.

Fossem elas dentro ou fora dos ringues. Entre as dezenas de imagens que compõem este belo livro podemos destacar a imagem do então menino de apenas 12 anos Cassius Clay em cima de um caixote em pose luta. Esta foto foi tirada em 1954 antes da sua primeira luta amadora na cidade de Louisville. O que chama bastante a atenção do leitor nesta foto em preto e branco é o olhar de vencedor do jovem menino.

Classius Clay em 1954 com apenas 12 anos de idade. Charley Pence/ The Louisville Courier journal.

Vale a pena destacar também nestas fotos a simplicidade e intimidade retratada do campeão em seu cotidiano mundano. Seja ao lado de sua vó caminhando pelas ruas do bairro onde cresceu ou brincando com algum dos seus milhares de fãns.

Uma outra foto que merece destaque é a do campeão na sala de sua casa tirando um cochilo enquanto a televisão está ligada e seus filhos brincando no tapete. Onde quer que Muhammad Ali estivesse os fotográfos com suas cameras a tira colo estavam sempre por perto pronto para clicar qualquer imagem do campeão.

Fossem pelos grandes acontecimentos relacionados ao boxe ou pelos mais mundanos atos diários, todos os fotográfos do jornal são gratos pelos momentos passados ao lado do extraordinário lutador. Para muitos destes fotográfos a grande alegria era lembrar que Classius Clay que depois virou Muhammad Ali era um deles. Ou seja, ele era um cara de Louisville apesar de toda sua fama e fortuna.

Picture: Muhammad Ali – A Rares Glimpse Into the Life of The Champ

Autor – Louisville Courier Journal

Editora – Press Syndication Group

Páginas, 296 – Preço, US$64.95