JOSEPH E. LOWERY (1921-2020)

Joseph E. Lowery em conferência em 1979 na cidade de Nova York – Lederhandler/AP

O reverendo Joseph E. Lowery, um dos braços direito do reverendo Martin Luther King, Jr. faleceu no começo do ano na sua residência em Atlanta. Ele foi fundamental não somente durante o famoso boicote contra a companhia municipal de ônibus em Montgomery no estado do Alabama entre os anos de 1955 e 1956, mas foi também uma peça bastante importante na fundação e o sucesso da Conferência de Liderança Cristã do Sudeste (SCLC sigla em Inglês) na luta contra o racismo norte americano.

Esta organização foi a mais importante durante a época da luta pelos direitos civis e estava ligada diretamente ao pastor e ativista MLK Jr.. O senhor Lowery presidiu a organização entre os anos de 1977 e 1997.

Mesmo antes do famoso confronto dentro do ônibus municipal entre a ativista negra Rosa Parks e o motorista branco James Fred Blake, Joseph E. Lowery tinha feito uma outra campanha com algum sucesso para a integração racial dentro dos ônibus municipal na cidade de Mobile. Contudo, depois da ação de Rosa Parks recusando-se a dar seu lugar dentro do ônibus para um passageiro branco, ele juntamente com o jovem pastor Martin Luther King, Jr. e outros pastores organizaram o boicote contra a segregação racial nos ônibus por mais de um ano.

Joseph E. Lowery foi fundamental para o sucesso do boicote. Por causa do tremendo impacto causado não somente na cidade, mas no país como um todo, a Suprema Corte pôs fim a segregação racial dentro dos ônibus depois dela ter sido considerada inconstitucional pela Corte estadual, mas contestada pela companhia municipal de ônibus. A Corte Suprema afirmou então que a segregação racial feria o artigo 14 da Constituição da cláusula de igualdade. Esta decisão reverteu sua própria decisão de 1896 quando afirmou que a segregação racial era sim constitucional.

Joseph E. Lowery recebendo a medalha presidencial da Liberdade em 2006./AP

David J. Garrow, autor do explêndido livro “Bearing the Cross: Martin Luther King, Jr. And The Southern Christian Conference”, disse numa entrevista em 2010 que o senhor Lowery era o “sobrevivente mais importante” do movimento e “a ligação humana e simbólica conectando lá trás”.

Em 2006 durante a eulogia de Coretta Scott King, a viúva do doutor King, Joseph E. Lowery acusou o então presidente George W. Bush presente na cerimônia de estar mais preocupado em atacar o Iraque do que atacar os problemas que afligiam a comunidade afroamericana.

No mesmo ano ele foi agraciado pelo então presidente Barack Obama com a honrosa medalha presidencial da Liberdade. O senhor Lowery tinha um astuto senso de humor segundo seus amigos mais íntimos. Ele reclamou que depois da missa de inauguração do presidente Barack Obama não conseguiu passar na igreja a cesta para a coleta de oferenda.

Numa outra ocasião ele brincou dizendo que desejaria que o aniversário do doutor King fosse num mês mais quente do que o mês de Janeiro, já que parecia que ele era sempre convidado para falar durante a temperatura fria do inverno.

Numa entrevista com o periódico “The Philadelphia Inquirer” na época de sua aposentadoria como presidente da “SCLC” em 1997, o senhor Lowery disse que conseguiu ter sucesso na sua meta principal: Isto é manter a organização do senhor King como “uma voz profética gritando numa região selvagem”./NYT