UM GANCHO NO QUEIXO DO PRESIDENTE DONALD TRUMP. CORTESIA DA SUPREMA CORTE DOS EUA

US President Donald Trump reacts during a meeting with former US Secretary of State Henry Kissinger in the Oval Office of the White House on October 10, 2017 in Washington, DC. / AFP PHOTO / MANDEL NGAN (Photo credit should read MANDEL NGAN/AFP/Getty Images)

O presidente norte americano, Donald Trump, levou um duro gancho de esquerda no seu queixo. A “cortesia” foi dada pela da Corte Suprema do país. O motivo do duro golpe foi a decisão da alta corte relacionada aos “Dreamers” ou Sonhadores em português. Estes são jovens adultos imigrantes que chegaram ainda crianças nos Estados Unidos com seus pais.

O ex presidente Barack Obama através de uma ordem executiva assinada em 2012 praticamente grarantiu a estadia de milhares de jovens no país até que o Congresso encarasse com seriedade este problema. Entretanto, o atual presidente norte americano, Donald Trump, tentou ilegalmente acabar com este importante programa conhecido como DACA em inglês. Com 5 votos contra 4, a corte julgou o caso em favor dos jovens imigrantes.

Jovens imigrantes protestando em favor do programa conhecido como DACA.

Para o presidente da Suprema Corte, o juiz John Roberts, que votou juntamente com os 4 juizes liberais, o presidente falhou no seu argumento contra o DACA em dar uma explicação razoável para acabar com o programa e com isso expulsar do país estes jovens. Esta foi sem dúvida alguma uma grande vitória para para os mais de 700 mil jovens imigrantes.

A procuradora geral de Nova York, a durona Letitia James, cujo escritório debateu o caso diante da Suprema Corte em Novembro, prometeu continuar apoiando os “Sonhadores”. “Tenho orgulho de co-liderar a luta para proteger este programa crítico e os mais de 700 mil beneficiados em todo o país e dos mais de 150 mil beneficiados que estão morando estudando e trabalhando em Nova York”, disse a procuradora. “Aos nossos “Sonhadores” saibam que voces tem valores, que voces são amados e que nós sempre lutaremos para protegê-los”, completou.