PQP – O 13 DE MAIO É IMPORTANTE SIM!

13DEMAIO DE 1888

Quando comecei minha alfabetização no Brasil em 1968 com apenas 7 anos de idade, o dia 13 de Maio de 1888 tinha ficado para trás há mero 80 anos e o nascimento da nova República há mero 79 anos. Na minha inocente mente eu não tinha idéia do tamanho, da importância e da influência que a instituição da escravidão teve na formação da sociedade brasileira. Começava neste mesmo ano a minha total socialização acreditando que o Brasil era uma sociedade onde negros e brancos viviam  harmoniosamente e onde existia uma verdadeira democracia racial.

Até terminar meus estudos no Brasil no início dos anos 80 essa foi a minha ideologia. Assim como milhões de jovens negros, jamais contestei a ideologia da democracia racial brasileira. Fui socializado não para contestar, mas sim para aceitar o que os professores da época diziam sobre a escravidão no país. E por conseguinte não dar muita importância ao seu legado. Vale a pena lembrar que jamais tive um professor negro durante meus anos de aprendizado escolar no Brasil. Fosse esse aprendizado na escola pública ou privada.

Os dados sociais de pobreza, desemprego, piores moradias, piores empregos dificil ascenção social e mortes por violência do Estado jamais eram conectado com o legado da escravidão.  Se milhões de negros estavam na base da pirâmide social era somente porque eles não se esforçavam tanto ou mais como as pessoas brancas. Trezentos e cinquenta anos de escravidão não tinham deixado qualquer marca na sociedade. Tudo era uma questão de esforço pessoal.

O projeto principal do governo na área da Educação sempre foi o de minimizar a importância, o impacto e o legado da escravidao na sociedade brasileira. Ou seja, sempre foi imperativo por parte do governo federal, da academia e dos formadores de opinião  praticamente riscar dos livros escolares qualquer menção dos horrores da escravidão. Em 1968 o projeto de embranquecimento não somente da população mas da história brasileira continuava intacto.

Luiz Gama Jose do Patrocinio e Andre Rebouças

Os abolicionistas – Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças.

Nestes pouco mais de 50 anos desde que me sentei num banco escolar no Brasil muitas coisas mudaram logicamente. Hoje a  história afrobrasileira e africana é ensinada nas escolas. E verdade que essas histórias ainda encontram bastante resistência, principalmente por parte de uma elite atrasada que ainda pensa o Brasil em termos históricos somente como parte de uma históra da civilizacao branca européia.

Se quando estava sentado nos bancos escolares as referencias de pessoas como André Rebouças, Luiz Gama, José do Patrocinio, Luiza Mahin, Zumbi dos Palmares juntamente com as insurreições de escravos tinham sido apagadas da nossa história, hoje este nao é mais o caso. Há centenas de livros falando sobre o tema da escravidão e seu legado nefasto na sociedade brasileira. O tema do legado da escravidão é discutido abertamente por ativistas e intelectuais negros dentro e fora da academia.

Se durante durante meus anos escolares a imagem da princesa Isabel nos livros de história estava ligada diretamente a abolição da escravidão no Brasil, como se o ato tivesse sido um presente de uma elite branca a população negra cativa, hoje a história é completamente diferente. É verdade que a princesa Isabel teve sim um papel importante em abolir a escravidão, mas é verdade também que os ex escravos, os abolicionistas e parte da minúscula intelectualidade negra livre também teve um papel fundamental.

13 de Maio de 1888 fim da escravidão

13 de Maio de 1888- Há exatos 132 anos a escravidão era abolida no Brasil.

Desde o meio dos anos 90 parte do movimento negro brasileiro vem contestanto o 13 de Maio. Para muitos ativistas negros a morte de Zumbi dos Palmares deveria substituir em importância a data da abolição. Uma coisa não exclui a outra. Zumbi do Palmares teve sim uma importância enorme na luta contra escravização negra. Durante décadas ele lutou contra os portugueses e seus trabucos. Porém, o fato é que se sua resistência contribuiu para a luta contra a escravidão, sua morte não foi o fator decisivo para abolir a instituição. A escravidão no Brasil acabou no dia 13 de Maio de 1888. Esta data é o nosso grande divisor de água da nossa história. Por vários anos a data tem sido difamada. Está na hora de resgatarmos sua importância para a história brasileira.