A LÍNGUA MAIS CONHECIDA DO ROCK COMPLETA 50 ANOS.

Jonh Pasche

O artista John Pasche ao lado da sua icônica criação para o Rolling Stones

Quando em 1970, mais precisamente no mês de Abril, o criador artístico britânico John Pasche foi comissionado para desenhar um emblema que poderia ser usado no papel timbrado da marca Rolling Stones e também para estampar um compacto, na sua jovem cabeça jamais estava a idéia de que a imagem de uma língua e lábios teria um significado cultural duradouro ao redor do planeta.

O sucesso do desenho abriu um leque enorme de oportunidades e de enriquecimento. O desenho acabou sendo usado em tudo desde camisetas e isqueiros até como cenário de palco para o show da banda. Isto lógicamente enriqueceu ainda mais a banda de Rock mais conhecida do planeta. A história de como tudo isso começou estava marcada para ser mostrada na exposição: Revolution: Records and Rebels, 1960 – 1970 no Grande Halle de la Villette em Paris. A exposição foi cancelada por causa de epidemia do COVID-19.

A idéia da boca nasceu da imagem de uma divindade indiana bastante popular na Inglaterra. Diferentemente do que muitos pensavam, os primeiro rabiscos desenhados em preto e branco e depois sofrendo algumas alterações não representavam a boca do cantor Mick Jagger. Ou seja, sua boca não serviu de inspiração do famoso logo.

Simpson and the Stones logo

Símbolo cultural o logo associado a banda Rolling Stones

Segundo o criador artístico John Pasche, o logo foi criado como um símbolo de protesto infantil. “É como aquela pose que as crianças fazem quando mostram a língua à voce”, ele disse. “Esta foi a principal inspiração e pernsei que ela iria funcionar muito bem”.

O logo apareceu pela primeira vez no final dos anos de 1970 com o lançamento do renomado albúm Sticky Fingers em Abril de 1971. O desenho foi estampado na contra capa e também dentro do albúm.

Nestes 50 anos de atividade o logo certamente ganhou uma dinheirama para a banda. O veterano relações públicas britânico, Alan Edwards, que cuidou da publicidade da banda nos anos de 1980 disse que os Stones arrecadaram bilhões de Libras com concertos, gravações, venda de DVDs, propagandas. Nada mal para uma banda que está chegando a beira dos 60 anos de existência./NYT