HUMANIDADE NOVAIORQUINA DURANTE A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS.

Queens sign

“Nós acreditamos em uma idéia fundamental única que descreve melhor do que a maioria dos livros escolares e qualquer discurso que eu poderia ter escrito. O que  um governo adequado deveria realmente ser. A  idéia de uma reciprocidade familiar, a compartilhação dos benefícios, e o sacrifício pelo bem de todas as pessoas, do sentimento da dor de um pelo outro, compartihando dávidas entre si – razoavelmente, honestamente, justamente sem prestar atenção ao gênero ou geografia ou afiliação política.” – Mario Cuomo – ex governador de Nova York.

Exatamente por sua alta densidade demográfica Nova York é atualmente o foco da pandemia que assolou o planeta nestes primeiros três meses de 2020. Discussões e teorias conspiratórias entre pseudos jornalistas e charlatões de plantões abundam o mundo virtual da internet. Para aqueles usuários da plataforma “Whatsup”, a enxurrada de lixo postada neste “app” é para deixar qualquer vaso sanitário dos campos das várzeas com vergonha. A pior dela e realmente achar que o Corona vírus e simplesmente um gripezinha sem maiores consequencias e os cidadãos da terceira idade são descartáveis.

O mundo científico captaneado pela OMS(Organização Mundial de Saúde) vem alertando desde que foi declarado oficialmente que o novo Corona vírus teria uma letalidade muito grande naqueles países que não se precavessem contra COVID – 19. Países considerados desenvolvidos como a Itália e a Espanha ignorando estes avisos estão pagando um alto preço por desconsiderarem as recomendações da OMS.

7 train 2

Metrô, Trens e Ônibus cortaram seus serviços diários.

Aqui em Nova York num eforço em conjunto, o governador Estado, Andrew Cuomo, e o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, demostrando uma sintonía de deixar a famosa dupla de jogadores Pelé e Coutinho de queixos abertos, mostram como o poder polítco tem um papel relevante no bem estar da população em geral. Não importando aí o viés politico de cada cidadão do estado e da cidade.

Numa entevista recente altamente exclarecedora o governador mostrou os desafios que o estado tem pela frente. Ele mostrou também que quando uma ação é  coordenada e baseada em informações científicas a tarefa do poder público fica muito mais fácil. E verdade também que os cidadãos devem ter toda a confiança em seus servidores público.

Nova York, a locomotiva econômica e cultural dos EUA, e para muitos do mundo ocidental, sem dúvida alguma está sofrendo um enorme baque em todos os sentidos imagináveis. Porém, são inegáveis os sacrifícios que todos os novaiorquinos estáo fazendo pelo bem estar de todos.

Um exemplo recente desta resiliência e amor pela cidade foi a notícia dada pelo governador de que pelo menos 40.000(quarenta mil) aposentados do setor de saúde já se prontificaram a retornar as suas atividades caso sejam chamados pelo governador do estado. Outro exemplo foi que aproximadamente 6.000(seis mil) profissionais do setor de saúde mental se pronfiticaram a atenter voluntariamente todos aqueles que sentirem estressados neste momento difícil.

cropped-times-square-nyc.jpg

Times Square está sentindo os efeitos devastador do Corona vírus.

Segundo Andrew Cuomo pessoas vem a Nova York de todas partes do planeta. Isto é o que torna a cidade única. Ele afirmou ainda que mesmo antes do surgimento da pandemia pessoas da Itália, China e Coréia estavam chegando e provavelmente sem saberem estavam infectadas com o covid-19.

Por causa de sua alta densidade demográfica onde as pessoas se esbarram nas ruas, nos restaurantes, nos teatros, nos transportes, no trabalho, etc., a cidade acaba sendo uma encubadora em potencial para a disseminação de qualquer vírus. Porém, é exatamente esta proximamidade que faz Nova York ser uma cidade tão especial e tão admirada ao redor do mundo.

Esta aproximação é tambem o que nos torna especialmente conectado seres humanos. Humanidade novaiorquina.