ESTANTE LITERÁRIA – ESPÍRITO INTACTO

Solitary - Albert Woodfox

Como voce se comportaria se soubesse que ficaria confinado a uma penitenciária passando 23 horas por dia dentro de uma cela solitária por mais de 4 décadas?

Foi exatamente isto que aconteceu com o cidadão de nome Albert Woodfox. Quando tinha apenas 25 anos de idade ele foi sentenciado a uma penalidade perpétua dentro de uma solitária. O extraordinário livro Solitary é o seu relato pessoal depois de passar mais de quarenta anos preso na Penitenciária Estadual de Louisiana, mas conhecida como Angol. A reputação da notória penitenciária era tão hedionda que a apelidaram de Alcatraz do Sul.

Após o periodo conhecido como Reconstrução logo após o final da Guerra Civil nos EUA, as oportunidades de ascenção social oferecidas ao cidadãos afroamericanos eram bastantes limitadas. Não era raro que vários jovens sem qualquer perspectivas veredavam pelo caminho da delinquência juvenil indo parar na notória penitenciária.

O adolescente Albert Woodfox certamente era um destes jovens que frequentemente se encontrava preso por causa de pequenos delitos cometidos na cidade de Nova Orleans. Numa dessas suas passagens pela penitenciária ele foi inspirado pela ideologia do Black Panther Party(Partido do Pantera Negra). Albert passou a ler e estudar tudo sobre o partido. Ele ficou fascinado principalmente por causa da plataforma direcionada a justiça social e o codigo de conduta.

O jovem ficou fascinado também com a atitude altamente provocativa do Black Panther Party na California onde seus aderentes carregavam armas abertamente desafiando o então governador do estado e depois presidente, Ronald Reagan.

Louisiana State Penitentiary

Entrada da Prisão Estadual de Louisiana, mais conhecida como Angola.

Quando estava servindo sua sentença de 50 anos por assalto a mão armada, um carcereiro branco foi assassinado. Alberto Woodfox, e um outro membro do Black Panther Party, Herman Wallace, foram imediatamente acusados pelo horrendo crime. Mesmo afirmando sua total inocência diante da corte, Albert Woodfox foi julgado e condenado prisão perpétua com direito a somente uma hora fora da cela. Para ele por causa de seu envolvimento com o Black Panther Party acreditava que tinha servido como boi de piranha para satisfazer as autoridades locais servindo de exemplo. Sem quaquer evidência concreta ligando Albert Woodfox ao crime, o julgamento acabou sendo uma verdadeira farça da justiça .

Foram décadas até que finalmente Albert Woodfox conseguisse um advogado digno. Mesmo assim foram mais dezesseis anos e várias apelações jurídicas até que finalmente ele conseguiu sair da prisão. Quando isto aconteceu em Fevereiro de 2016, Albert Woodfox tinha passado mais de quarenta anos dentro de uma solitária. Ele é o cidadão norte-americano que mais tempo passou dentro de uma solitária.

Albert Woodfox 2

Albert Woodfox agora  um homem livre

 

 

Notávelmente consciente que o ódio ou a amargura teria destruido sua humanidade, ele só conseguiu superar todas essas décadas graças ao compartilhamento dos amigos de celas que também pertenciam ao Black Panther Party. Ele tranformou seu ódio em ativismo e resistência. O Angola 3 como ficou conhecido por causa de sua amizade com os prisioneiros, Herman Wallace e Robert King, resolveram não entregar os pontos mesmo sob as condições subhumanas que estavam sendo submetidos. Durante décadas eles foram mantidos como prisioneiros políticos.

Albert Woodfox sobreviveu para nos contar em detalhes tudo sobre seus mais de quarenta anos dentro de uma solitária. O livro é uma crônica de raro poder de humanidade mostrando sem dúvida alguma que os melhores espíritos da nossa natureza podem sim sobreviver contra todas as probabilidades

Solitary

Albert Woodfox

Editora – Grove Press

Páginas – 418

Preço – US$26.00