STEVIE NICKS – UMA ESTRELA DO ROCK & ROLL.

Stevie Nicks

Meu primeiro contacto com a banda inglesa Fleetwood Mac deve ter acontecido no início dos anos 1980. Provavelmente por causa de uma grande amiga da minha época do ensino médio. Costumávamos conversar horas a fio na sua casa localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. Ouviámos várias bandas, entre muitas delas estava Fleetwood Mac. Lembro me que minha amiga era vidrada no som deles. A banda me marcou bastante principalmente por causa da cantora Stevie Nicks com seu cabelo loiro e encaracolado e sua rouca voz.

Quando falamos do grupo Fleetood Mac e sua banda, a primeira imagem que vem a nossa mente e a de Stevie Nicks. Na época não sabia que a cantora tinha sido contratada juntamente com seu companheiro Lindsey Buckingham para fazerem parte da banda. Na verdade, Fleedwood Mac queria somente o guitarrista, mas a dupla só atuaria junta.

Gold Dust Woman: The Biography of Stevie Nicks escrita por Stephen Davis é uma biografia não autorizada pela cantora. Ou seja, Stevie Nicks não deu qualquer informação sobre sua vida e carreira ao autor. Com apenas 352 páginas, o livro conta a história de uma jovem de apenas 26 anos cansada de ler garçonete enquanto tentava a sorte como cantora e ainda envolvida num relacionamento abusivo, e por pura sorte acabou escutando durante três dias seguidos o albúm Court and Spark da cantora Joni Mitchell na casa do engenheiro de som e amigo Keith Olsen. Stevie Nicks estava totalmente chapada cheia de LSD na cabeça. Esta imersão musical foi a inspiração que ela estava buscando para mudar a trajetória da sua vida.

Toda biografia de Rock & Roll que se presa tem que ter bastante detalhes sobre festas, drogas de todos os tipos, sexo(muito), roupagem dos shows, e logicamente os tours das Bandas e os fanáticos fans. Gold Dust Woman tem Tudo isto e muito mais.

Stevie Nicks 2

Nestes últimos 40 anos é possivel pensar em várias cantoras de Rock & Roll ou música popular com enorme sucesso. Entretanto, nenhuma delas tem um ritual como Stevie Nicks. Uma epécie de tributo anual onde as pessoas comparecem vestidas como a cantora. Este festival em homenagem a ela acontece há 27 anos na Califórnia.

Para Stevie Nicks sua carreira sempre veio em primeiro lugar. Sem tempo e vocação para cuidar de uma família, sua preocupação principal sempre foi consigo mesma. Ela já esteve envolvida em varios relacionamentos, inclusive foi casada por  um ano com Kim Anderson no incio dos anos 1980. Apesar da longa relação com o guitarrista Lindsey Buckingham, ela afirma que este relacionamento nunca foi uma parceria no sentido amoroso da palavra de duradoura.

A história de Stevie Nicks é simples e romântica. Ela e Buckingham eram jovens e enamorados fazendo belas músicas juntos. Porém, a pressão do mundo musical, da fama, do sucesso e das drogas fáceis, contribuiram para a ruína  do relacionamento.

Fleetwood Mac precisa mais de Stevie Nicks do que ela da banda. Com suas inúmeras apresentações a banda certamente consegue sobreviver sem Lindsey Buckingham, John McVie ou a cantora Christine McVie, nas não sem sua principal estrêla.

Esta excelente biografia certamente ajuda a manter acesa a chama de  uma profissional que sobreviveu a um relacionamento abusivo, as drogas e a incerteza de ser realmente uma boa cantora. Porém, no final soube manter sua dignidade e auto- confiança e hoje é sem dúvida alguma uma das grandes roqueiras do planeta./NYT