ESTANTE LITERÁRIA – MINANDO A CASA BRANCA.

Its worse than you think

Um excelente livro publicado em 2018 é It’s Even Worse Than You Think – What the Trump Administration Is Doing To America. Apesar do enorme título, seu autor, David Cay Johnston, um ex jornalista do periódico The New York Times, explica como o atual presidente dos EUA, Donald Trump, basicamente está contaminando as instituições democráticas do país como se elas fossem uma enorme madeira sendo corruída por cupins.

De acordo com o autor, não basta somente cobrir as notícias diárias do governo juntamente com outros jornalistas simplesmente como se fizesse parte de uma montadora exercendo o mesmo trabalho monótono e repetitivo.(Basta olharmos geralmente para as manchetes diárias nos principais diários locais para termos uma idéia desta repetição.)

Para o jornalista não é suficiente apenas cobrir política e as controvérsias. “Geralmente a notícia mais importantes não é notada. Elas estão a vista nos documentos governamentais que a grande maioria dos jornalistas detestam descobrir e ler”.

O jornasita afirma ainda que a grande preocupação destes mesmos jornalistas é somente cobrir o que o presidente norte americano diz em sua conta do Twitter, e não o que ele está fazendo para minar as instituições democráticas americana. “A administração de Donald Trump está minando as instituições com cupins”, ele disse. “O final não é um governo menor, um mantra pregado ad nauseaum pelos republicanos em geral, mas sim um governo mais fraco.”

Ele cita por exemplo a pessoa ecarregada da agência reguladora do meio ambiente(Environment Protection Agency em inglês), o senhor Scott Pruitt, que segundo o jornalista, não é duro o suficiente com as indústiras que supostamente ele tem que regular.

Celebrities Visit Build - January 17, 2018

David Cay Johnston

O senhor David Cay Johnston ainda critica duramente o presidente por apontar pessoas com qualificações duvidosas para embaixadas estratégicas para o país. Ele cita como exemplo William Francis Hagerty, um investidor financeiro rico do Tennessee que contribuiu imensamente para a campanha de Donald Trump em 2016.  O senhor Hagerty é o atual embaixador no Japão.

Apesar de escrever sobre Donald Trump por quase 3 décadas, It’ Even Worse Than You Think, não traz a tona nada que não tenha sido discutido anteriormente. Principalmente em livros como  Trumprocracy de David Frum ou Fire And Fury de Michael Wolff. Este último praticamente foi o estopim na separação entre Donald Trump e seu gerente de campanha, Steve Bannon.

Donald Trump com toda certeza não pode ser considerado um político tradicional, muito pelo contrário. No entanto, politicamente falando, o que sua adminstração esta fazendo nos Estados Unidos não e algo assim tão horripilante como muitas vezes ele é pintado pela grande mídia local.

It’s Even Worse Than You Think – What the Trump Administration is Doing to America

David Cay Johntson

Editora Simon & Schuster

Páginas – 306

Preço – $28