Ao contrário do que diz a lenda urbana que mostra Nova York como um porto seguro para os negros escravizados fugindo das amarras perversas da escravidão; princpalmente no Sul dos Estados Unidos, “a escravidão era uma parte essencial da vida e economia de Nova York durante os séculos XVI e XVII”, disse o o nativo do Brooklyn e também professor universitário, Thomas J. Campanella, autor do elogiado livro sobre o bairro: “Brooklyn – The Once And Future City”.
“Quando pensamos sobre o bairro do Brooklyn, a primeira coisa que geralmente vem a nossa mente é o rapper Jay-Z ou a famosa arena de esportes chamada Barclays Center”, disse o autor recentemente durante o lançamento do livro.
De acordo com Campanella, a história do Brooklyn começa juntamente com a história dos Estados Unidos quando os primeiros peregrinos desembarcam no famoso local conhecido como “Plymouth Rock” (Rocha Plymouth em inglês) no estado de Massachussetts por volta de 1609.

O autor Thomas J. Campanella numa das ruas no bairro do Brooklyn/NY.
Para o autor, o apogeu do bairro aconteceu durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Por causa do seu estaleiro, o Brooklyn acabou sendo tranformado na época na maior base do país. Em decorrência das rápidas mudanças acontecendo no Estados Unidos, especialmente durante os anos de 1955 e 1970, o bairro foi perdendo espaço para outras áreas da cidade principalmente os afluentes e endienharados subúrbios.
Em 1955 o mais importante e influencial jornal do bairro, o famoso “Brooklyn Eagle” cessou suas operações no bairro. O “Brooklyn Dodgers”, o famoso time de beisebol fez seu último jogo no estádio “Ebbets” em 1964 antes de mudar-se para Los Angeles. Entretanto, o prego final no caixão econômico e cultural foi pregado com o fechamento do estaleiro e do parque de diversão “Steeple Chase”.
Quando a década de 70 chegou as coisas não melhoraram muito. No meio da década o Brooklyn estava literalmente de joelhos. O governo federal se recusava a dar qualquer ajuda financeira a Nova York.
A criminalidade era rampante no Brooklyn. O fracasso dos projetos públicos de habitação ajudaram a transformar o bairro num moderno gueto. A profundeza da sua queda faz com que a atual revitalização do bairro se mostrasse bastante impressionante.
“O Brooklyn tornou-se um produto e uma marca”, escreve Campanella no seu magnífico livro. “Esta marca agora espalhou-se pelo mundo”./AMNY
Título – “Brooklyn: The Once And Future City”
Autor – Thomas J. Campanella
Editora – Princeton University
Páginas: 552
Preço – US$31.50
You must be logged in to post a comment.