CINEMA – FÚRIA SANGUINÁRIA

White Heat

O grande filme Noir Fuga Sanguinária (1949) começa a todo vapor literalmente falando, quando um trem postal passando por California é assaltado por Athur Jarrett Cody (James Cagney) e sua gangue. No assalto a turma leva a bagatela de aproximadamente US$300 mil em notas do tesouro dos EUA. No rastro do assalto, além de roubarem o dinheiro, os ganguesters deixam 4 pessoas mortas.

Para despitar o Departamento do Tesouro e seus agentes e aliviar com isso a pressão sobre ele e sua turma, Cody forja uma situação que o leva a entregar-se aos agentes para cumprir uma pena menor sobre crime cometido antes do grande assalto. A idéia era deixar as coisas esfriarem enquanto ela arma um plano na prisão para conseguir  vender os títulos do tesouro norteamericano para compradores Europeus.

Cody tem um sério problema mental herdado do seu pai que morreu numa instituição mental. Para chamar a atenção de sua mãe (Margaret Jarrett) quando era criança, o pequeno Cody simula dores de cabeça. Entretanto, depois de adulto, suas dores de cabeça tornam-se reais e mais frequente juntamente com a sua dependência em relação a mãe.

Além das dores de cabeça, de cuidar de sua mãe e liderar sua gangue, Cody deve preocupar-se também com sua vulgar e bela mulher, Vera (Viginia Mayo) que está ao seu lado sómente para usufruir daquilo que o dinheiro pode oferecer. Vera está de olho no parceiro mais jovem de Cody, Big Ed Somers (Steve Cochran), que não só está de olho em Vera, mas em tomar o lugar do chefão.

James Cagney and Edmond O'Brien

James Cagney e Edmond O’Brien em Fúria Sanguinária

Para pegar Cody e sua gangue pelo assalto do trem postal, o governo planta um de seus agentes, Hank Fallon (Edmond O’Brien), para tentar descobrir os planos de Cody. Hank e Cody se tornam amigos e cúmplices no plano de fuga da prisão. A cena na hora do almoço quando Cody descobre que sua mãe está morta e um tour de force de primeira. É palpável o desespero de Cody ao saber que de agora em diante a única pessoa que sempre o amparou e o protegeu não estará mais presente. Seus gritos dizendo: “Me tirem daqui, me tirem daqui”, é angustiante.

A sequência final do filme Fuga Sanguinária mostrando Cody e sua gangue tentando roubar uma refinária é antológica. Sentindo-se como um animal raivoso preso numa armadilha, Cody usa toda sua energia enfrentando e atirando contra a polícia e os agentes do governo. Quando percebe que não há mais como escapar ele começa a atirar contra os tanques de óleo. Quando tudo está em chamas e antes de morrer na explosão, Arthur Jarrett Cody diz uma das falas mais emblemáticas no mundo do cinema. ” Eu consegui mãe. Estou no topo do mundo”.

Fuga Sanguinária

Direção – Raoul Walsh

Elenco – James Cagney, Virginia Mayo, Edmond O’Brien, Margaret Wycherly e Steve Cochran

Duração – 114 minutos

Estudio – Warner Brothers