CINEMA – AS DIABÓLICAS

Diabolique

As Diabólicas

Provavelmente quando o diretor britânico Alfred Hitchock apresentou seu famoso filme Psicose (1960) e pediu para a platéia que ficasse com o bico calado e não revelasse o que se passava na primeira meia hora do filme, o diretor certamente  estava copiando a idéia do diretor francês Henri-Georges Clouzot que pediu a platéia a mesma coisa cinco anos antes quando lançou seu filme As Diabólicas. A diferença é que o diretor francês pediu a platéia que não revelasse o final.

Baseado no livro Celle qui N’etait plus de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, As Diabólicas conta a história de um triângulo amoroso entre Christina Delassalle (a brasileira Vera Clouzot), Nicole Horner (Simone Signoret) e Michel Delassalle (Paul Meurisse).

Christina, casada com Michel, é constantemente humilhada pelo esposo. Ela é dona de um orfanato onde Michel é uma espécie de diretor geral. Ele é odiado por todas as crianças e temido pelos funcionários. Numa cena antológica, quando todos os funcionários e as crianças estão sentados para almoçar, Michel obriga Christina a comer a comida feita com peixe estragado. Relutantemente ela obedece ao marido. Podemos sentir o temor que sente pelo marido ao engolir o peixe podre.

Christina sabe que seu esposo é o amante de Nicole. Não aguentando mais os abusos e as humilhações que ambas sofrem diáriamente, Nicole convence Christina a matar o marido.

As Diabolicas

Vera Clouzot e Paul Meurisse no filme As Diabólicas dirigido por Henri-Georges Clouzot

Após concretizarem o plano, colocam o corpo de Michel dentro de uma piscina na esperança de que um dos encarregados de limpá-la o encontre. Quando finalmente a piscina é esvaziada para pegar a chave que Christina deixou cair propositadamente, as mulheres descobrem que não havia nenhum corpo. Nicole e Christina entram e pânico.

Após ler num jornal local sobre um corpo encontrado num rio Christina cria coragem e vai até o necrotério para reconhecer o corpo do esposo. Entrtanto, fica chocada quando vê que não é seu marido. Esperando no mesmo local está o inspetor de polícia Fichet (Charles Vanel) que irá ajudá-la a desvendar o mistério sobre desaparecimento do seu esposo.

Atormentada psicológicamente a cada dia que passa, Christina ameaça ir primeiro a um confessionário e depois a polícia. Porém, ela e persuadida por Nicole a desitir deste plano.

Filmado em preto e branco sem os recursos técnicos digitais atuais, As Diabolicas é um grande filme de suspense que prende a platéia até o final inesperado.

Atendendo ao pedido do diretor não abrirei minha boca sobre os últimos trinta minutos.

As Diabólicas

Direção – Henri-Georges Clouzot

Elenco – Vera Clouzot, Simone Signoret e Paul Meurisse

Duração – 107 minutos

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s