THE HIGHWAYMEN – MÃOS PRA CIMA!

highwaymen

Kevin Costner e Woody Harrelson nos papeis de Frank Hamer e Maney Gault

Um dos grande filmes passando agora no canal de streaming Netflix é The Highwaymen.  O filme dirigido explendidamente pelo diretor John Lee Hancock conta a história de como uma dupla de guardas do Texas (Texas Rangers em inglês) perseguiu e matou os glamorosos foras-da-lei Bonnie & Clyde.

Frank Hamer (Kevin Costner) Maney Gault (Woody Harrelson) são chamados dos seus respectivos lugares de aposentados pela governadora do Estado do Texas Miriam “Ma” Fegurson (Kathy Bates) para por fim a dupla que vem atormentando vários estados não somente roubando bancos, mas também matando policiais e qualquer pessoa que atravessasse seus caminhos.

A história de Bonnie Parker e Clyde Barrow foi glamorizada por Warren Beatty e Faye Dunaway nos anos 60 no famoso filme Bonnie & Clyde dirigido por Arthur Penn. Se neste filme a história é centrada na dupla de ladrões de banco, a versão atual e centrada nos guardas do Texas e as tranformação e agonias que eles sofrem enquanto perseguem a dupla de uma cidade a outra.

The Highwaymen não é um daquels filmes com sequências de carros da polícia perseguindo os ladrões com muitas rajadas de balas e corpos mortos caindo dos carros.  Neste filme Bonnie & Clyde estão sempre um passo a frente dos guardas de Texas. Podemos associar o filme a dois gatos aposentados vivendo confortavelmente suas aposentadorias e agora são forçados a retornar a ativa e caçar os ratinhos que entraram na casa movendo-se de um lado para o outro com muita rapidez. Para poder pegarem os novos intrusos os gatos tem que usar mais de suas astúcias e cérebros e menos do seus corpos cansados.

O final do filme e bastante conhecido. Bonnie & Clyde morrem nas mãos dos guardas numa rajada de balas. Esta é a única cena onde vemos o famoso casal. E pertinente mencionar  a aura de celebridade que eles ganharam enquanto roubavam os bancos e matavam policiais durante a depressão nos EUA.

Quando seus corpos foram levados para o centro da cidade de Louisiana uma verdadeira multidão tomou de assalto o carro onde eles estavam. A fascinação do público com eles nos dá uma ideia da força do mito e do poder que a mídia tem em tranformar alguém maior do que nossas simples vidas, mesmo que estes mitos sejam ladrões de bancos e assassinos como foram Bonnie & Clyde.

The Highwaymen

Diretor – John Lee Hancock

Duração – 2h 12 minutos

Streaming – Netflix