FILME – THE APOLLO

The Apollo teather

Celebrando os 85 anos do icônico espaço cultural em Nova York, o teatro Apollo, o canal de televisão a cabo HBO, estará lançando este ano no festival de cinema Tribeca, o documentário The Apollo. O filme conta a história e o legado de um dos marcos culturais mais emblemáticos e reverenciados da cidade de Nova York.

The Apollo tem sua estréia programada para o dia 24 de Abril. Dirigido por Roger Ross Williams, ganhador do Oscar pelo curta metragem documentário Music by Prudence (2010), o filme cobre  a rica e extraordinária história da icônica instituição localizada no coração do bairro do Harlem.

The Apollo apresenta entrevistas com os artistas Jamie Foxx, Patti LaBelle, Pharrell Williams entre outros. O documentário mostra também cenas antigas dos bastidores do famoso teatro.

A057_C009_0713BF

documentário The Apollo

“O filme é muito mais do que apenas música. É também sobre como nós usamos a música e a arte para ajudar-nos a escapar da opressão”, disse o multi talentoso Pharrell Williams. “A história do Apollo é a história da evolução da identidade negra norte americana, e como ela tranformou-se num movimento cultural definitivo durante praticamente todo o século XX e o início do século XXI.

O teatro Apollo foi incubador de um grande número de artistas. Entre eles estão: Billie Holiday, Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Diana Ross & the Supremes, Stevie Wonder, the Jackson e muitos outros.

“Estamos bastante felizes por finalmente irmos tocar no Apollo”, disse Jane Rosenthal, cofundadora e presidente de diretoria do festival de filmes.

The Apollo oferece aos espectadores uma visao íntima por de trás do imenso papel que esta institução representou nos últimos 85 anos. O teatro testemunhou o surgimento de tudo. Desde a música Jazz até a música R&B, indo para a música Soul e Gospel. Tudo isto como parte da cultura norte americana como um todo”.

“Está na hora de lembrar as pessoas em geral do nosso rico passado histórico”.

“O teatro Apollo é um símbolo do espírito criativo que vai além de Nova York. Estou muito feliz que estamos dando início ao 18o festival de filmes e celebrando com este documentário de Roger Ross Williams”, disse o cofundador do festival, o ator Robert de Niro.