ESTANTE LITERÁRIA – MOVIMENTO CULTURAL HIP HOP

Hip Hop at the End of the World

Com mais de 250 fotografias com os artistas que revolucionaram o genêro musical Hip Hop desde que ele surgiu no final dos anos 70, o livro de fotografias “Hip Hop At The End Of The World” do fotógrafo Ernest Paniccioli é mais um belo testemunho de um movimento que há mais de quatro décadas vem misturando a arte do grafite com a música Rap para o delírio dos seus fans.

Entre os artistas fotografados por  “brohter Ernie”, como é carinhosamente chamado no meio musical estão: Queen Latifah, TLC, LL Cool J, Favor Flav, Lauren Hill, Public Enemy, Naught by Nature, 50 Cents e muito mais. Algumas das das fotos são inéditas e vem acompanhadas de histórias pessoais quando estava fotografando os artistas.

LL Cool J

Fotografia de Enerst Paniccioli

Com acesso exclusivo nos bastidores o preeminente fotógrafo captura a evolução do estilo Hip Hip nestas últimas quatro décadas. O fotógrafo mostra magistralmente  os artistas do grafite e da música que juntos teveram um papel importante na duração do movimento.

Depois de pegar uma camêra em1973 para documentar a arte do grafite que já dominava a cena cultural novaiorquina dos anos 70, Ernest Paniccioli começou sua jornada de coração aberto capturando as cenas musicais durante o momento mais fértil do movimento Hip Hop.

Tupac Shakur

Fotografia de Ernest Paniccioli

Com sua camêra de 35 mm a tiracolo, Ernest Paniccioli fotografou com bastante sucesso quase todos os rappers de destaque desde que o genêro musical surgiou na cena urbana de Nova York.

Por causa de suas fotos e da maneira como interagia com os artistas, ele acabou tornando-se o fotógrafo mais requisitado para as revistas “Word Up” e “Rap Masters”, dedicadas exclusivamente a cena cultural urbana. “Hip Hop At The End Of The World” é uma seleção de fotografias cuidadosamente curadas tiradas com muito carinho do extensivo arquivo de “brother” Ernie, mostrando mais de 40 anos de agitação cultural do que já pode ser considerado o maior movimento musical surgido na segunda metade do século XX nos Estados Unidos e hoje sua influência é considerada mundial.

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s