ARTE – O MODELO NEGRO NA ARTE FRANCESA

Posing Modernity

Pintura de Frédéric Bazille, jovem mulher com peônias

 

A galeria de arte Wallach em parceria  com a universidade Columbia de Nova York está apresentando uma exposição que sem dúvida alguma pode ser considerada o “Blockbuster” desta temporada de festas de final de ano. “Posing Modernity: The Black Model From Manet And Matisse To Today”, tem como proposta mostrar aos visitantes que a mudança na representação da figura negra tem sido central no desenvolvimento do modernismo desde Olympia (1863) até o presente. A exposição começa com a consideração do papel de Laure, a modelo negra de Olympia, e os modelos negros nos trabalhos dos contemporâneos de Manet incluindo Frédéric Bazille, Edgar DEgas, Nadar, e Jean-Bapstite Carpeaux.

Através destes explêndidos trabalhos, esta exposição traz a vista pequenas conexões pouco conhecidas entre os círculos “avant-garde” de Paris do século XIX e a comunidade de negros parisienses livres do pós abolição.

Black Models

 Posando para a modernidade – O modelo negro de Manet à Matisse.

“Posing Modernity” traça também o impacto da reconsideração de Manet com os modelos negros dentro do século XX entre o oceano Atlântico e Nova York, onde Henry Matisse visitou os clubes de Jazz no Harlem, para criar depois retratos de dançarinas negras como icônes da beleza moderna.

Esta magnífica exposição coloca estes e outros trabalhos de Matisse em diálogos com o estilo de retrato do “New Negro” entre um grupo heterôgeneo de artistas do Harlem Renaissance (Renascênça do Harlem) entre os quais estão, Charles Alston, William H. Johnson e Laura Wheeler Waring –  que desafiaram os esteriótipos raciais.

“Posing Modernity” termina com um olhar no legado de Manet e Matisse visto em trabalhos de artistas mais contemporâneos que vão desde Romare Bearden até Mickalene Thomas.

Posing Modernity: The Black Model from Manet and Matisse to Today

Wallach Art Galery

615 West 129 Street (enter on west 125 Street, just west of Broadway)

24/10/2018 a 10/02/2019

 

https://wallach.columbia.edu/exhibitions/posing-modernity-black-model-manet-and-matisse-today

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s