CIDADANIA NEGRA NA ERA DAS LEIS SEGREGACIONISTAS

citizenship and jim crow

New-York Historical Society

Um dos períodos menos entendido da história dos Estados Unidos é o período conhecido como “Reconstruction”(Reconstrução). Ele aconteceu logo após o fim da Guerra Civil (1861- 1865)Durante um período de aproximadamente 12 anos, o governo Federal expandiu direitos a massa de ex escravos negros localizados na sua vasta maioria no sul do país.

Nesta época, três importantes emendas constitucionais foram adicionadas a Carta Magna. A 13a libertando completamente os escravos, a 14a garantindo direitos iguais sob a proteção da lei, e a 15a o direito de votar. Esta última se referia somente ao homem negro.

A estupenda exposição “Black Citizenship in the Age of Jim Crow” sendo apresentada pelo museu “NY Historical Society” nos leva a uma viagem onde por um breve período a promessa de igualdade entre negros e brancos era bastante palpável. Em outras palavras, quem tinha o direito a cidadania e quem realmente pertencia a este país está no cerne da história dos Estados Unidos.

Na era do atual presidente Donald J. Trump, onde a atmosfera tóxica de idéias supremacistas branca que muitos pensavam já estavam devidamente lacradas no túnel da historia do país, a exposição “Black Citizenship” mostrando a luta dos afroamericanos logo após o final da Guerra Civil para sua aceitação plena como cidadão norte-americano continua altamente contemporânea.

Black Citizenship in the age of Jim Crow 2

New-York Historical Society

Esta explêndida exposição toma o espaço de três galerias  cobrindo marcos tanto político  como também legal. “Black Citizenship” conta com vários artefatos mostrando como esta batalha foi lutada por aqueles que defendiam a inclusão total dos afroamericanos. Como por exemplo os republicanos radicais liderados por Taddeus Stevens, e aqueles que acreditavam na inferioridade dos negros como Jefferson Davis, o presidente dos estados Confederados.

A primeira parte da exposição mostra o esforço herculano da comunidade afroamericana em criar suas próprias instituições como por exemplo: igrejas, escolas, negócios, etc.  Alguns items nesta fantástica exposição, como uma simples certidão de casamento entre dois escravos mostra a simplicidade do gesto. O casamento entre escravos não era reconhecido legalmente pelo Estado.

Durante o período da Reconstrução, a comunidade afroamericana encontrou uma resistência tremenda, especialmente por parte  daqueles que desejavam que o negro voltasse ao seu estado de submissão e servitude dentro da sociedade parternalista sulista. Segundo seus defensores nesta época o negro sabia seu lugar. Nesta mesma época grupos como a Ku Kux Klan aterrorisavam tanto negros como os brancos que defendiam o final da escravidao e a igualdade entre negros e brancos.

shackles

New-York Historical Society

Entre todos os items  aos quais estamos expostos nesta exposição dois em particular tem uma ressônica tremenda. O primeiro uma corda(símbolo de enforcamento), e outro uma carta escrita por Davie Jeems, um republicano negro eleito xerife pelo condado de Lincoln  na Georgia sugere sugere que ele mude de partido ou o pior virá. Ambos os items se encontram um ao lado do outro.

Esta resistência contra a igualdade entre negros e brancos certamente não estava localizada somente nos Estados do Sul, uma cédula de eleição com um galo desenhado, o símbolo do partido Democrata cacareja “Sem igualdade para os negros”, uma mensagem com bastante apelo aos eleitores brancos do Norte.

Por volta de 1877 o período da Reconstrução estava completamente morto. A maioria das tropas federais haviam deixado os ex estados Confederados. isto foi parte do acordo que colocou na Casa Branca o republicano e abolicionista Rutherford B. Haynes, mas colocou também os supremacistas brancos Democratas no controle dos governos estaduais.

“Black Citizenship” mostra as diversas maneiras em que organizações, ativistas, e artistas resistiram as leis segregacionistas mesmo tendo seus direitos constitucionais totalmente ignorados pelo governo Federal.

“Black Citizenship in the age of Jim Crow”

3/9/2018 até  3/3/2109

www.nyhistory.org

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s