CINEMA – TITO E OS PÁSSAROS

Tito e os pássaros

A única coisa que devemos ter medo é do proprio medo. Franklin D. Roosevelt

Tito  é um menino tímido de apenas 10 anos de idade. Ele vive com seus pais numa típica cidade cosmopolita onde a atmosfera de uma pandemia do medo pode ser vista nos olhos de seus diversos habitantes que caminham apressadamente de um lado para o outro fechados em seus pensamentos diários com seus olhos nos celulares ou dentro de suas casas vendo o noticiário na televião.

O medo extremamente exagerado acaba atacando a cidade tranformando seus habitantes em uma massa disforme. Tito, juntamente com seus dois melhores amiguinhos, Buiu de olhos esbugalhados, mas um gêniozinho com o celular e Sarah, uma menina sem medo algum descobre que a cura para a paranóia geral pode ser encontrada no trabalho científico do seu pai; um cientista que acredita que a os pombos são os únicos remédio eficaz contra esta doença contagiosa. Estes pássaros acompanham o homem desde que ele deixou  a caverna para aventurar-se no planeta.

O pai de Tito foi obrigado a sair de casa quando ele tinha apenas 6 anos de idade após sua máquina científica para entender os pombos explodiu causando um grave ferimento no menino. A busca para a cura contra o medo torna-se também uma busca para reencontrar seu pai.

Parte drama, parte comédia, Tito e os Pássaros nos leva a uma aventura extraordinária onde não há espaço para o medo. Este belo desenho é uma deliciosa aventura a respeito de uma turminha atrevida lutando por aquilo que eles acreditam ser o certo e ao mesmo tempo tentando superar seus próprios medos.

Usando o cenário como se fosse um enorme canvas com pinturas expressionistas, o diretor Gustavo Steinberg juntamente com sua equipe conseguiu criar o que poderíamos chamar de um grande filme de arte onde a messagem não se perde entre as imagens vibrantes e coloridas junto com animação gráfica de excelente qualidade.

Tito e os Pássaros pode ser considerado um filme para criancas, mas numa época onde o bem estar social vai sendo paulatinamente substituido pelo medo imaginário do desconhecido, a mensagem do filme certamente é direcionada para os adultos.