CLÁSSICO DE HOLLYWOOD – PRECIPÍCIOS D’ALMA

Sudden Fear 2

Myra Hudson(Joan Crawford) herdeira de  uma grande fortuna ganha a vida como uma dramaturga de bastante sucesso na Broadway. Sentada ao lado de seus produtores num teatro em Nova York, ela está vendo o ensaio de mais um dos seus trabalhos. Entretanto, não está completamente satisfeita com Lester Baine(Jack Palance), o galã romântico na peça. Myra acredita que ele não possui o carisma necessário para o papel.

Depois de pedir aos seus produtores que dispensem Baines, ela arruma suas malas e parte  para uma viagem de trem até São Francisco. Para sua surpresa acaba encontrando o desempregado Lester no mesmo trem. Eles trocam gentilezas. Porém, quando ela tentar explicar sua decisão, ele não sómente pede a ela para esqueçer o ocorrido em Nova York, mas a convida para uma partida de palitinhos para passarem o tempo até chegarem a seu destino final.

Após chegarem a São Francisco Myra o convida para passar o dia na sua bela mansão. Tudo parece um sonho. Para sua alegria acredita que finalmente encontrou alguém que a satisfaz completamente em todos os sentidos.

Feliz com sua nova vida de casada, seu mundo desaba completamente quando está na biblioteca de sua casa para fazer a última correção do seu Testamento. Ao ligar sua máquina de ditado que estava usando no dia anterior, descobre o plano maléfico do seu marido e sua amante, Irene Neves(Gloria Grahame). Eles planejam se livrar dela depois que o Testamento estiver finalizado.

Jack Palance ao lado de Joan Crawford

Jack Palance ao lado de Joan Crawford em Precipícios d’Alma(1952)

Seu mundo de fantasia e alegria desaba. Sua transformação acontece em todos os sentidos. Sentimos com ela sua dor e sua raiva. Ela não acredita que  o homem que  a fez ver estrelas estava fingindo o tempo todo. Furiosa tenta em vão raciocinar, mas sua ferida é muito profunda. Quando a camêra faz um close-up no seus olhos percebemos a profundeza de sua tristeza e o abismo onde ela acaba de cair.

Sua única alternativa agora e tentar desmascarar os amantes. Precipícios d’Alma tranforma-se num elaborado jogo de xadrez. De um lado uma mulher rica, elegante e ultrajada que entregou todo seu coração a alguém que jamais a amou verdadeiramente. Do outro lado um ator de segunda macomunado com sua amante tentando dar um golpe milhonário.

Joan Crawford está em plena forma. Sete anos antes ela havia ganhado o premio de melhor atriz com o filme Mildred Pierce. Jack Palance, em começo de carreira está perfeito como o jovem esposo que está mais preocupado em avançar sua carreira como ator do que ficar ao lado de uma mulher mais velha, mesmo com muito dinheiro.

A cena onde Myra esta escondida dentro do closet na casa de Irene com seu rosto suando enquanto seu esposo anda por toda a casa procurando por sua amante mostra toda a força da atriz. Esta cena mostrando também todo seu desespero quando Leslie começa brincar com um cachorrinho de corda que começa a caminhar em sua direção é simplemente magnífica. E o que poderíamos chamar de um verdadeiro “tour de force”.

Para os amantes dos filmes “noir” Hollywoodianos e para os fans de Joan Crawford, Precipícios d’Alma é um filme de suspense altamente recomendado.

Precipícios d’Alma

Estrelando – Joan Crawford, Jack Palance, Gloria Grahame, Bruce Bennett

Direção – David Miller

Duração – 110 Min

Estúdio – RKO Radio Pictures

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s