ARTHUR MITCHELL (1934-2018)

Arthur Mitchell

Bailarino e fundador da Companhia Nacional de Balé do Brasil

Inspiração para uma geração de bailarinos negros nos EUA.

Arthur Michell que durante 12 anos encantou platéias ao redor do mundo dançando na companhia de dança de NYC Ballet e foi o fundador da companhia de dança Dance Theater of Harlem faleceu no último dia 19 de Setembro em Nova York. O dançarino estava com 84 anos.

Arthur Mitchell foi o primeiro dançarino negro a integrar o corpo de bailarinos da prestigiosa escola de dança mostrando destreza, agilidade, carisma e muita beleza. Seu carisma foi considerado como o fator principal para fundar e servir como o primeiro diretor do Dance Theater of Harlem.

Quando Arthur Mitchell pisou no palco para dançar com a bailarina Diana Adams muita gente nao poderia acreditar na parceria entre um dançarino afroamericano ao lado de um símbolo caucasiano de beleza e pureza. “Voce pode imaginar o quão audacioso para a época um afroamericano e uma mulher branca dançando juntos?”

Ele sabia que sua dança deveria ser apresentada impecavélmente sem qualquer cintila de falha.

Uma de suas últimas danças foi logo apos o assassinato do reverando Martin Luther King, jr. em 1968. George Balanchine, o diretor artístico e co-fundador da companhia de dança criou a dança “Requiem Canticles”, um singêlo tributo ao reverendo assassinado. Arthur Mitchell ficou tão chocado e triste com o episódio que ele começou a trabalhar para a criação de  uma companhia de dança que poderia servir de inspiração criando ao mesmo tempo oportunidades para as crianças do bairro do Harlem.

Arthur Mitchell é “filho” do Harlem. Ele nasceu em Março de 1934. Seu pai era superintendente num edifício em Manhattan e sua mãe dona de casa. Quando criança cantou na Liga Atlética da polícia e no coral da igreja batista “Convent Avenue”. Ele também tomou aulas de “tap dance”.

Dance Theater of Harlem

Arthur Mitchel e o corpo de dançarinos do Dance Theater of Harlem

Sua chance de dancar profissionalmente aconteceu quando estava numa festa e o conselheiro escolar  o viu dançanco e sugeriu que fosse fazer uma audição para a presigiosa escola de dança “High School of Performing  Arts” em Manhattan.

Após concluir o ensino médio, Arthur Mitchell recebeu uma proposta para integrar o corpo de dança do Balet Americano de Nova York patrocinada por uma bolsa de estudo. Durante seus anos de estudos dançou música moderna dançando inclusive na Broadway no espetáculo “House of Flowers”. Ele estava viajando na Europa com o grupo de dança John Butler Dance Theater quando chegou o convite para fazer parte do City Ballet na temporada 1955-1956.

Entre as temporadas como bailarino, Arthur Mitchell dançou em musicais na Broadway e na televisão. Ele criou seu primeiro núcleo de dançarinos profissionais quando ainda era assistente do coreógrafo Rod Alexander em 1957 no show da Broadway “Shinbone Alley” o qual ele também dançou.

Arthur Mitchell ensinou também balé em academias de dança, incluindo a prestigiosa escola de dança katherine Dunham em Nova York e na escola de balé Jones-Heywood em Washington, ambas importante institutos de dança para dançarinos negros.

Durante sua estadia na escola Jones-Heywood, a famosa crítica de dança, Jean Battey Lewis, do periódico The Washington Post, escreveu dizendo que Arthur Mitchell parecia um sargento de instrução quando ensinava seus alunos. Ele fundou a Companhia Nacional de Balé do Brasil nos anos 1960.

Sua maneira durona o ajudou no começo como diretor da Dance Theater of Harlem. A companhia de dança começou sua gloriosa trajetória numa garage remodeloda e abrindo oficialmente para o público em 1971 com um programa de 3 balés apresentado no eclético museu Guggenheim de Nova York.

 

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