CULTURA EM NY -ANDY WARHOL REENCONTRADO

Andy Warhol

Fotos desaparecidas do artista Andy Warhol tiradas em Nova York.

 

Em 1982, a jovem estudante universitária, Karen Bystedt, ligou na cara dura para Andy Warhol, o famoso artista pop das pinturas da Marilyn Monroe e do quadro com as latas de sopa Campbell pintada em serie. A ligação era para que o artista fizesse parte de um projeto sobre os homens modelos mais famosos na época.

Para sua surpresa e felicidade Andy Warhol concordou com o projeto. Dois anos depois Karen usou 2 das 36 fotos tiradas para a composição do seu livro: “Not Just Another Pretty Face”. Nas suas centenas de viagens a trabalho nas décadas seguintes a artista colocou os negativos destas fotos em diferentes locais e com isto perdeu completamente de vista estas preciosas e importantes referências históricas.

No meio dos anos 2000 a fotógrafa se sentiu compelida a encontrar os negativos perdidos com Andy Warhol. Em 2011 finalmente depois de muita busca,paciência e muito suor conseguiu  encontrar e restauras 10 dos negativos  que agora fazem parte da coleção  “The Lost Warhols”.

Andy Warhol2

Andy Warhol por Karen Bystedt

Usando o conceito único de arte usado por Andy Warhol, Karem buscou a colaboração de diferentes artista co-criando um trabalho de arte semelhante, mas desta vez usando midias diferentes em colaboração com artistas de rua e artistas renomados.

O novo trabalho celebra o espírito do tema central, ou seja, Andy Warhol mostrando as fotos através de uma criatividade divesificada com perspectivas de interpretações internacionais.

“The Lost Warhols”, uma coleção de mais de 60 trabalhos captura magistralmente a era na qual eles foram primeiramente conceptualizados e desenvolvidos. Uma chama social onde homens e mulheres compartilhavam suas igualdades juntamente com  um espírito de inclusão onde a comunidade reinava suprema.