ESTANTE LITERÁRIA – AMOR INTERRACIAL NA AMÉRICA

Kathleen Collins

Há exatos 30 anos falecia nos EUA com apenas 46 anos de idade a diretora, dramaturga, e escritora de ficção, Kathleen Collins

Ela deixou um conjunto de obras que somente agora começa a ver a luz do dia. Com  a direção do filme “Loosing Ground”(1982), Kathleen Collins firmou-se entre as prmeiras diretoras negras de Hollywood.

Sua enorme importância cultural levou o eclético Centro Cultural Lincoln Center em Nova York a apresentar seu filme para uma platéia que lotou as dependencias de uma das salas de cinema em 2015.

Segundo sua filha, Nina Lorez Collins, sua mãe trabalhava fervorosamente em várias frentes. “Quando me recordo dela, o som que vem a minha mente é o de sua máquina de escrever IBM SELECTRIC II, e minha mãe teclando furiosamente atrás da porta do seu quarto enquanto ouvia as músicas de Tina Turner”.

Katlhleen Collins cresceu na cidade de New Jersey no Estado com o mesmo nome. Ela se formou em Literatura na faculdade Skidmore em Nova York com uma pós graduação em Literatura francesa na prestigiosa Universidade Sorbonne na França.

Kathleen Collins Paris

Kathleen Collins na Europa

No início dos anos 1960 ela participou ativamente na luta pelos direitos civis dos afroamericanos. Por causa deste ativismo foi presa duas vezes. Seus filmes e peças passaram praticamente desapercepido pelo grande público. Com a exeção de  um  conto publicado num jornal, sua escrita teve pouco leitores.

Muitas ds historias que compõe o livro “Whatever Happened To Interracial Love?” foram tiradas do baú da família pela sua filha. Nesta magnífica coletânea 2 histórias se destacam. A primeira sobre dois amigos de quarto. Um deles um organizador comunitário branco no bairro do Harlem/NY, recem graduado da faculdade Sarah Lawrence e namorando uma poetisa negra. A segunda e sobre uma jovem negra ativista presa durante um protesto pelos direitos civis no Estado da Georgia(Sul), ela está apaixonada por um jovem ativsta branco.

Com diferentes histórias entrelaçadas entre personagens negros e brancos, Kathleen Collins pinta um mosáico bastante interessante da cultura norte-americana durante os turbulentos anos dos anos 60.

Whatever Happened To Interracial Love?

Autora – Kathleen Collins

Editora – ECCO – US$15.99

175 Páginas

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s