ALEXANDRIA OCASIO-CORTEZ – NASCE UMA ESTRÊLA POLÍTICA EM NY

Alexandria Ocasio-Cortez

Alexandria Ocasio-Cortez em campanha nas ruas do Bronx em Nova York.

Com a estrondosa vitória política nas primárias de Nova York em Julho na disputa para ver quem irá representar a cidade em Washington, Alexandria Ocasio-Cortez, uma jovem Boricua (termo usado para descrever novaiorquinos de ascendência porto-riquenha), surpreendeu o país ao ganhar a acirrada disputa com Joseph Crowley, um político bem mais experiente e duas vezes mais velho que está no Congresso representando Nova York desde o meio dos anos 1990.

No curto  currículo desta debutante política está organizadora comunitária, ativista e garçonete. Alexandria Ocasio-Cortez é membro do partido Democrata Socialista da América onde fez campanha para o candidato Bernie Sanders, o político democrata do pequeno estado de Vermont que disputou contra Hillary Clinton a nomeação para o partido nas primárias de 2016.

A previsão para Novembro e que a jovem política ganhe a disputa contra o candidato republicano Anthony Pappas num disttrito eleitoral onde a maioria dos eleitores e composta por imigrantes e classe média baixa.

Há 2 anos Alendria Ocasio-Cortez vinha trabalhando incansavelmente batendo de porta em porta nas ruas do bairro do Bronx para explicar sua plataforma política. Ela é a favor do ensino superior gratuito nas faculdades públicas, a favor da abolição da agência de imigração ICE(Immigration Community Enforcement em inglês), e do serviço médico gratuito para todos os cidadãos no país.

Sua entrada no campo político pode ser creditada em 2016 quando participou ativamente no estado de Dakota contra a construção de um óleoduto em terra indígenas. Nesta mesma época foi contactada pela ornganização Brand New Congress(trad. livre -Congresso Novo em Folha) para que concorresse a um cargo público.

Após o fechamento das urnas, Alexandria ainda nao tenha em mente o local onde acompanharia o resultado eleitoral. Ela escolheu uma casa de bilhar no bairro do Bronx. Nada mais apropriado para este jovem latina com um futuro bastante promissor na política norte americana.

PS:- Ao saber da vitória de Alexandria Ocasio-Cortez fiquei imaginando uma conversa entre ela e Marielle Franco. A primeira celebrada nacionamente pela extraordinária vitória política. A segunda assassinada brutalmente tentando defender os direitos humanos de pessoas que geralmente são vistas como sub-cidadãos dentro do Brasil.