CULTURA – COISAS ESTRANHAS

STRANGE THINGS

Uma das gratas supresas sendo apresentadas no canal stream netflix é a série Strange Things na sua segunda temporada. Esta série é claramente uma homenagem aos anos 80.

Strange Things é sobre um grupo de pré-adolescentes morando num dos muitos subúrbios dos EUA com suas bicicletas e seus walkie-talkies lutando contra seres alienígenas de outras dimensões.

O ano em questão é 1984 na América suburbana, uma clara referência aos filmes fantasias do diretor Steven Spielberg e a música sintetizada lembrando os filmes de horror de John Carpenter.

Os irmãos gemêos Matt e Ross Duffer, escritores e diretores da série desenvolveram uma história sobre 4 amigos que se juntam com uma garota com poderes extrasensoriais que escapa de um lugar de pesquisa secreto mantido pelo governo norte americano.

Evidentemente Strange Things presta homenagem ao presidente Ronald Reagan fazendo com isto é claro uma referência a guerra fria entre a antiga USSR e os Estados Unidos.

Uma das claras e engraçadas referências aos anos 80 é quando os protagonistas se vestem com as roupas e armas do filme Ghostbusters, um grande sucesso cinematográfico da época.

Strange Things tem tudo para agradar aqueles que acham que estamos numa era de hiper conectividade.

A série é de uma época onde nossas mães ou pais gritavam nossos nomes nas ruas onde morávamos para sabermos onde estávamos. Hoje o controle dos pais é feito 24 horas atraves de múltiplos aplicativos. Bons tempos aqueles.