ESTANTE LITERÁRIA – MANOS E MINAS EM LOS ANGELES.

Manos e Minas em Los Angeles

Em 1992 a cidade de Los Angeles na Califórnia entrou em completa convulsão. O motivo foi a absolvição de 5 policiais brancos acusados de baterem cruelmente no motorista negro Rodney King. Neste clima de tensão racial econtramos os personagens do interessante livro de ficção Brothers and Sisters da escritora Bebe Moore Campbell.

Esther Jackson a heroína da história foi criada no lado sul da segregada cidade de Chicago, mas depois da universidade mudou-se para Los Angeles. Bastante competente conseguiu um cargo como gerente operacional de um grande Banco na cidade. Solteira e morando num sobrado bem decorado com todas as armadilhas da classe média branca americana, Esther Jackson sente-se frustrada porque seu nível de escolaridade e sua classe não suficientes para conseguir a promoção que tanto almeja no Banco. Ela acredita que sua capacidade profissional não está sendo devidamente reconhecida dentro da instituição pelo simples fato de ser uma mulher negra.

Em Mallory Post, uma colega branca de trabalho com os mesmo problemas de relacionamento amoroso, Esther encontra uma confidente com quem pode desabafar sobre os relacionamentos mal sucedidos e sobre os desafios de ser uma mulher negra dentro do mundo corporativo branco.

Suas perspectivas profissionais comecam a ficar melhor no Banco quando Humphrey Boone, um executivo negro altamente qualificado é contratado para impulsionar o setor de investimento relacionado como a comunidade afro-americana. Em Humphrey, Esther acredita que finalmente encontrou um aliado com quem possa se abrir sobre as dificuldades de um professional negro dentro do mundo corporativo branco, e alguém com o mesmo nível socio-econômico e cultural. Ester vislumbra até mesmo um relacionamento amoroso entre ambos.

Bebe Moore Campbell

Escritora Bebe Moore Campbell

Como executiva é responsável pela contratação de caixas no Banco, Esther Jackson se ve na “obrigação” de contratar La Keesha, uma jovem negra e mãe solteira com desejos de sair da casa onde mora com sua mãe, avó, o filhos, e as irmã. Mesmo sem ter os conhecimentos necessários para ser contratada, Esther acredita que La Keesha merece uma oportunidade para ascender socialmente.

Cansada de ser tratada de maneira inapropriada pelo namorado, Esther aceita a cantada de Tyrone, um carteiro que desperta nela seu senso de auto estima e seu amor próprio. Por ele estar economicamente e socialmente abaixo do que ela considera um “bom partido”, ela procura não se envolver romanticamente com ele.

Brothers and Sisters aborda assuntos diversos como abuso policial, o fardo de carregar nas costas a responsabilidade de ser negro na América, o assédio sexual nas empresas, e a separaração espacial e cultural entre negros e brancos.

O livro aborda também as poucas oportunidades e a institucionalização esteriotipada de raça, de classe, e de genêro na cidade de Los Angeles.

Bebe Moore Campbell faz um belo mosaico ligando todos os personagens de uma forma complexa e ao mesmo tempo profunda. Explorando com isto os preconceitos que muitas vezes perpetuam as iniquidades e limitam as oportunidades entre  negros e brancos na América.

Brothers and Sisters

Editora – Wheeler Pub

Paginas – 728

US$ 11.99