EMPREGO – PRECONCEITO NÃO MUDA NA CONTRATAÇÃO ENTRE NEGROS E BRANCOS NOS EUA.

people

Apesar da boa intenção das grande companhias norte americans em diversificar seus quadros de funcionários, um fator continua intacto nos últimos 25 anos. A contratação de mais funcionários negros qualificados se comparados com mesmo curriculum de seus colegas brancos.

Foi exatamente isto que concluiu um profundo estudo patrocinado pelas Universidades Harvard, Northern Western, e dois Institutos de pesquisas europeus. Este estudo analizou 30 pesquisas separadas de contratação de profissionais brancos e negros entre 1989 e 2015. Os curriculum vitaes nestes estudos mostram o nível escolar e experiência profissional equivalentes, diferenciando sómente em casos onde os nomes mostram uma certa etnicidade específica, ou outras  pequenas dicas que mostram a raça dos candidatos nos formulários.

“No momento quando as grandes empresas públicamente identificam diversidade como uma grande prioridade, e várias pesquisas mostram como as pessoas brancas buscam o tratamento igual para as minorias, o resultado deste estudo é surpreendente e ao mesmo tempo desanimador”, disse em entrevista Lincoln Quillian.

Lincoln Quillian pesquisador da universidade de Northern Western para o Instituto de Política para Pesquisa acredita que os gerentes com a responsabilidade de contratação talvez estejam fazendo um julgamento superficial baseado em suas próprias experiências.

“Todo patrão bem intencionado sinceramente acredita tratar todos candidados da mesma forma. Preconceito intencional ou não faz parte de sua decisão na hora de contratar um novo funcionário para sua empresa”, disse o pesquisador em recente artigo publicado pelo periódico The New York Times.

Com os oito anos de Barack Obama como o primeiro presidente negro do EUA , o país estava tentando promulgar a idéia de um país pós-racial. Este  estudo vem contrariar tudo aquilo que muita gente estava tentando pregar. Ou seja, a disparidade racial entre negros em Brancos na América e muito mais profunda do que muitos imaginam.