JAZZ – ARQUIVO DE SONNY ROLLINS VAI PARA BIBLIOTECA NO HARLEM/NY.

sonny-rollins-hackensack-nj-1957

 

Walter Theodore Rollins nasceu em Nova York. Mais precisamente no Harlem, o famoso subdistrito negro no Bairro de Manhattan. Ele completou 87 anos em Setembro de 2017.

O “Schomburg Center”, que faz parte da biblioteca pública Municipal da cidade, espcializado na cultura da diáspora africana, adquiriu recentemente todo o vasto e valioso arquivo pessoal de um dos mais consagrados jazzman dos EUA, Sonny Rollins.

Seu arquivo pessoal contém centenas de áudios de seus ensaios de estudios, principalmente os das décadas de 1970 e 1980. Contém também centenas de páginas de anotações musicais, e um saxofone da marca Selmer que foi muito usado por ele no início de sua carreira no priíncipio dos anos de 1950.

Neste mesmo arquivo há sua correspondência com a esposa Lucille, que a partir dos anos de 1970 começou a cuidar pessoalmente de sua carreira profissional.

A escolha de todo seu arquivo pela a biblioteca tem todo um significado especial porque quando criança ele costuma correr as ruas dos bairros com seus amiguinhos em busca de aventuras e traquinagens.  Theodore como era então chamado costumava frequentar também a biblioteca pública local para retirar algum livro a pedido de algum professor.

sonnyrollinswayoutwest

No começo de 2017 biblioteca adquiriu  também todo o arquivo pessoal do escritor James Baldwin, outro residente famoso do bairro. ” Este é o nosso grande desejo: trazer os filhos e filhas do Harlem de volta”, disse Kevin Young, diretor do Centro Schomburg. “O contexto aqui é riquissímo. Não é sómente voltar para casa no sentido físico. É também voltar para casa para um enorme corpo de referências e inferências e conexão a qual estamos construindo desde o final dos ano 1920”.

Depois de tudo catalogado e digitalizado, o arquivo de Sonny Rollins estará disponível para o público em geral e todos aqueles com algum interesse específico sobre o saxofonista.

Sua imensa obra e influência musical cetamente servirá para incontáveis livros e artigos sobre um dos grandes gênios da música Jazz.

Sonny Rollins

 

 

One comment

  1. T.Gacciona · February 27, 2018

    Excelente!

Comments are closed.