Kareen Abdul Jabbar
A MÚSICA JAZZ SEMPRE ESTEVE PRESENTE DENTRO E FORA DAS QUADRAS DE BASQUETBOL.
Quando Kareen Abdul Jabbar nasceu em Nova York em 1947, seus pais compartilhavam com um outro casal de amigos o apartamento no bairro do Harlem. De acordo com Kareen, um dos mais densos populosamente falando na cidade.
Filho de um coletor de debitos para uma loja no bairro, e de uma costureira, Kareen foi ter seu próprio quarto aos 11 anos. Uma raridade entre as crianças no Harlem.
Mesmo mudando-se do Harlem para o norte da ilha de Manhattan, sua família manteve o ritual de sempre visitar o bairro onde havia nascido. Além do mais, para onde tinha se mudado não havia barbeiros negros que pudessem cortar seu afro.
Seu interesse em basquetbol começou quanto estava na 7a série do ensino médio depois de ver um filme sobre os famosos “Harlem Globettroters“. Sonhando lógicamente que um dia poderia fazer com a bola de basquete o mesmo que os malabaristas faziam nas quadras.
Entre 12 e 13 anos uma de suas professoras começou a observar melhor suas dissertações. Ela passou a encorajar o adolescente a dedicar-se mais nos seus estudos. Esta mesma professora disse a ele que por causa de sua altura Kareen deveria aprimorar-se como jogador de basquete para eventualmente conseguir uma bolsa de estudo jogando para alguma universidade.
Seu gosto pela música jazz foi adquirido em família. Seu pai era um grande aficionado deste genêro musical. Ele sempre estava escutando os LPs dos seus jazzmen preferidos. Entre eles estavam Dizzie Gillespie, Charlie Parker, and Miles Davis. Seu gosto pelo jazz ficou tão apurado que Kareen tinha pregado na parede do seu quarto um poster de Miles Davis. O representante máximo do “Cool” Jazz.
O gosto pela música Jazz bem como a maneira elegante como os jazzmen se vestiam foi levada as quadras durante seus vinte anos como jogador profissional defendendo as equipes do Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers.
Durante os anos do ensino médio, Kareen Abdul Jabbar e seus amigos gostavam de jogar basquete nas quadras do bairro do Harlem. Mais especificamente no parque Ducker localizado na esquina da rua 155 e a Fredrerick Douglass Blvd. Ganhar jogos não era suficiente para sua turma. O importante era ganhar com bastante destreza e estilo, mostrando todas suas categorias para o delíliro da platéia assistindo estas disputadas partidas.
Uma carta escrita de próprio punho pelo jogador de beisebol Jackie Robinson foi o fator decisivo na escolha de Kareen Abdul Jabbar para completar seus estudos na UCLA (Universidade California Los Angeles).
Depois de formado foi escolhido numa loteria (Draft) para jogar pela equipe do Milwaukee Buck. Seis anos depois foi tranferido para a equipe do Los Angeles Lakers onde encerrou sua gloriosa carreira em 1989.
Em 1983 toda sua coleção de LPs de Jazz foi destruída juntamente com a carta de Jackie Robinson num incêndio. Para sua sorte seus trofeus estavam todos na casa de sua mãe em Nova York.
Morando em Corona Del Mar na Califórnia, para Kareen Abdul Jabbar a melhor parte de sua imensa casa são os corredores. Todos com mais de 2 metros de altura.
You must be logged in to post a comment.