ENSINO SUPERIOR

university-of-alabama-birmingham

Universidade do Alabama

Reparando seu passado condenável

No Outono de 1957, a jovem Autherine Lucy Foster chegou toda esperançosa à porta da Universidade do Alabama para seu primeiro dia de aula. Ela estava ali tentando conseguir seu diploma de ensino superior. Seu sonho era tornar-se uma professora. Isto depois de já graduada da faculdade Miles, uma faculdade de muito prestígio na comunidade afroamericana.

Autherine Lucy acreditava que a Universidade do Alabama era a melhor no Estado. Com um diploma desta Instituição de Ensino Superior (IES) suas chances de sucesso aumentariam incrívelmente.

Usando uma de suas melhores roupas, ela foi recepcionada com todo tipo de ignorância possível por parte de estudantes e da massa ignara na porta da universidade. Cuspida e xingada horrivelmente, a jovem voltou chorando copiosamente para sua casa. Durante 3 dias tentou frequentar a universidade, mas depois de suspensa foi finalmente expusa.

A Universidade do Alabama tinha aceitado todos seus papéis para a matrícula sem saber que não se tratava de uma estudante branca. Quando a universidade descobriu isto simplesmente cancelou sua matrícula. A Universidade do Alabama não disse que o problema era a cor da pele de Autherine Lucy. A Universidade usou a desculpa esfarrapada de que a jovem Autherine era mãe solteira.  Isto certamente não se encaixava com os valores éticos e morais da instituição.

Depois de levar seu caso a corte e ganhá-lo na justiça, a atmosfera dentro da Universidade era tão tóxica que Autherine simplesmente desistiu de frequentar as aulas. Seus sonhos foram simplesmente engavetados.

Quase 30 anos depois deste horrível trauma a Universidade do Alabama tentando reparar o racismo institucional bastante prevalente quando Autherine tentou frequentar as aulas recindiu sua expulsão. Neste período ela  seguiu sua vida como professora. Porém, não satisfeita voltou a Universidade para finalmente finalizar seus estudos na universidde dos seus sonhos.

Autherine Lucy recebeu seu doutorado em 1991 aos 62 anos. No mesmo dia em que sua filha recebia seu diploma da mesma Universidade que a tinha barrado 30 anos antes.

Autherine-Lucy-Foster-historic-marker

Autherine Lucy Foster recebeu vários reconhecimentos da Universidade desde o nojento episódio em 1956. Porém, em Setembro de 2017 a Universidade resolveu fazer algo realmente especial para esta sexagenária. Não muito longe do enorme  estádio onde o famoso time de futebol americano joga, uma placa em sua homenagem foi colocada.

“Aos estudantes e todos aqui presente, quero que voces sabibam que a úlima vez que eu vi um grupo assim de pessoas juntas na Universidde do Alabama…”. Todos riram muito de sua declaração e aplaudiram. Todos ali presentes conheciam a história de Autherine Lucy e dos negros no Alabama.

O monumento em sua homenagem diz que sua coragem ajudou para que a instituiçao fosse aberta para todos qualificados.

Autherine Foster Monumento