PEDALANDO NA HOLANDA

Bicicleta 3

BICICLETAS

Utrecht a pequena cidade na Holanda tem apenas 340 mil habitantes. É a quarta maior cidade no país. O meio de locomoção mais popular entre seus habitantes é a magrela. O ano passado foi inaugurado parte do que é considerado a maior garage para bicicletas do mundo. Quando estiver pronto em 2018, o estacionamento abrigará mais de 12 mil bicicletas.

Parcialmente construída o ano passado, as 6 mil vagas disponíveis foram rapidamente preenchidas.  Isto certamente levou as autoridades locais a afirmarem que construir estacionamentos para os milhares de ciclistas é algo imprecíndivel para a saúde pública da cidade literalmente falando.

Utrecht ultrapassou Amsterdam no “ranking” de cidade mais amiga dos ciclistas. A cidade agora perde sómente para Copenhagen que é duas vezes maior. Mais de 25% das locomoções dentro da cidade são feitas em duas rodas, e o governo é um grande incentivador neste meio de transporte. Na década passada o governo ampliou ainda mais infraestrutura para facilitar o uso das magrelas.

O aumento da infraestrutura tem benefícios imediato. Primeiro, a redução de acidentes nas ruas tanto para carros como para bicicletas. Segundo, além de reduzir o número de acidentes, o uso das bicicletas gera uma economia de mais de $19 milhões de euros. O uso frequente de bicicletas previne anualmente a morte de aproximadamente 6 mil pessoas segundo estudo feito pela universidade de Utrecht e publicado nos EUA pelo “American Journal of Public Health”.

Bicicleta

Os benefícios para os ciclistas são inúmeros: menor custo médico, maior atividade física, diminuição da obesidade, e menos problemas cardíacos. Não falando de menos monóxido de carbono no ar.

As ciclovias na cidade chegam a mais de 400 quilômetros.(O Metrô em São Paulo tem 80.) Enorme sinais espalhados por toda cidade alertam os motoristas de que eles são meramente convidados nas ruas e devem manter a velocidade dentro dos 32 quilômetros por hora ou menos.

“Andar de bicicleta é como pedaço de mágica: só ha vantagens,” disse a vice prefeita da cidade Lot van Hooijdonk. Assim como a maioria dos residentes ela também usa a magrela para ir e voltar do trabalho.