LIVRO

Estrela alem do temp 1

HIDDEN FIGURES

Computadores Humanas.

Durante a permanência das leis segregacionistas nos EUA (1896-1965), mulheres afroamericanas trabalharam incansávelmente contribuindo para o avanço do programa espacial dos EUA; apesar das humilhações diárias enfrentadas pela comunidade afroamericana como  um todo. Estas mulheres trabalhavam calculando trajetórias cruciais para os foguetes, mas ao mesmo tempo eram segregadas de seus colegas brancos.

Por várias décadas a imagem mundial do programa espacial dos EUA sempre esteve associada aos homens brancos engravatados tanto atrás dos enormes computadores fazendo os cálculos matemáticos, como dos astronautas em suas roupas espaciais.

”Hidden Figures” da escritora Margot Lee Shetterly trás a luz a incrível história de 3 extraordinárias mulheres que foram fundamentais para o sucesso do programa espacial dos EUA, Katherine Johnson, Mary Jackson, e Dorothy Vaughan. Entretanto, estas matemáticas jamais receberam da sociedade norte-americana como um todo o reconhecimento que mereciam.

Estrelas alem do tempo

Durante a corrida espacial contra a antiga União Soviética, os EUA necessitavam todo tipo de mão de obra disponível incluindo dos  afroamericanos. Isto ajudou a abrir as portas para mulheres matemáticas negras que eram recrutadas através dos anúncios nos jornais e em quadro de avisos espalhados em várias localidades. O título do cargo? ”Computadores negros”.

A expansão do programa espacial durou décadas permitindo a estas mulheres e seus familiares uma vida econômica bastante privilegiada apesar das indignidades sofridas diariamente principalmente no começo de suas carreiras na NASA. Trabalhando, comendo, e usando os banheiros em unidades segregadas.

”Hidden Figures” é um livro extraordinário que mostra a luta incansável de três extraordinárias mulheres que não abaixaram a cabeça nem mesmo durante a fase mais cruel da segregacao nos EUA.

Hidden Figures

Margot Lee Shetterley

Editora – William Morrow

Páginas – 328