MARILYN MONROE

MMR

O PECADO MORA AO LADO

No dia 15 de Setembro de 1954, a temperatura em Nova York estava fria. O final do verão já dava o ar de sua graça. Neste exato dia, ou melhor nesta noite em Manhattan, marmanjos e fotógrafos se entricheiraram para verem as refilmagens de uma das cenas mais icônicas do cinema norte-americano.

Estou falando da clássica cena do filme “O Pecado Mora ao Lado” (1955), onde a estonteante Marilyn Monroe para embaixo de uma abertura do Metrô para sentir o frescor nas suas pernas com a passagem do trem. O vestido sendo levantado pelo vento como se fosse um paraquedas aberto enquanto ela tenta abaixá-lo mostra toda a versatilidade cômica de Marilyn Monroe. Esta cena foi filmada na esquina da rua 52 com a avenida Lexington.

Por 2 horas homens alojados em prédios assistiam a filmagem gritando para “subir mais” o vestido da atriz. A brisa  estava vindo de um enorme ventilador instalado embaixo do engradado sendo operado pela pessoa encarregada  dos efeitos especiais.

Esta filmagem jamais foi usada no filme. Por causa da enorme agitação nesta noite o diretor achou melhor refilmar toda a cena num estúdio em Hollywood. Ele acabou usando esta nova filmagem no filme.

Quem não estava muito feliz com toda a agitação no set de filmagem era o marido de Marilyn Monroe, o famoso jogador de Beisebol, Joe Di Maggio. O jogador acabou ficando tão enfurecido com o que estava testemunhando que saiu resmungando do set antes das filmagens terminarem. Quando a atriz chegou ao quarto do hotel onde estavam hospedados teve uma enorme briga com Joe De Maggio. Menos de um mês depois o casal dava entrada nos papéis para o divórcio. Tudo isto é contado em detalhes pelo diretor Billy Wilder na sua autobiografia Ninguem é Perfeito.

O que muita gente não sabe é que neste exato dia no set de filmagem postado com sua filmadora Kodak nas mãos estava Jules Schulback, um expatriado judeu fugido da Alemanha nazista de Adolf Hitler. Ele acabou de alguma maneira filmando a icônica atriz enquanto ela era dirigida por Billy Wilder.

Recentemente o periódico The New York Times escreveu um longo artigo sobre todo o episódio desta noite juntamente com a história de Jules Schulback e sua saída juntamente com sua esposa e filha da Alemanha, e como por pura sorte a família acabou encontranto mais de 60 depois os 3 minutos e 17 segundos intactos desta preciosa filmagem. Para os fans da atriz esta preciosa descoberta com certeza fará com que eles corram para rever este e outros filmes desta glamorosa e complicada atriz.