LIVRO

Coretta Scott King

CORETTA SCOTT KING

MY LIFE, MY LOVE, MY LEGACY

Henry Holt & Company

356 Páginas

Nenhuma mulher durante o longo período da luta pelos direitos civis dos negros na América representou graça, beleza, dignidade e elã, além de muita inteligência como Coretta Scott King.

Depois da morte de Martin Luther King, jr. em 1968, Coretta Scott King criou sua própria trajetória sem jamais é claro deixar de usar o legado do seu marido como bússula de referência.

No livro “My Life, My love, My Legacy contado num período de 30 anos a jornalista Barbara Reynolds, Coretta Scott King revisa sua trajetória ao lado do grande ícone. Mas ela relata também seu papel como uma das principais se não a principal espinha dorsal de todo movimento.

Coretta Scott King juntamente com outras mulheres desempenhou um papel fundamental na retaguarda do movimento. Enquanto os homens estavam envolvidos nos mais difíceis aspectos do movimento como o enfretamento legal contra a discriminação e segregação, ou o enfrentamento contra a massa ignara apoiada pelo Estado racista norte-americano, as mulheres por outro lado enquanto na retaguarda cuidavam de arrecadar fundos para reuniões, para viagens, para hospedarias. Elas cuidavam também da contabilidade, além de cuidarem dos afazeres domésticos.

Neste excelente livro ela conta das pressões psicológicas que as mulheres sofriam. Pressões estas geralmente associadas aos esteriótipos negativos em relação as mulheres negras criados tanto na mente da população branca, como também em muitos casos dentro da própria comunidade negra. Esteriótipos enaltecendo somente a sexualidade das mulheres negras, ou diminuindo a capacidade intelectual delas.

Assim como Coretta Scott King, as mulheres dentro do movimento operavam dentro de um regime extremamente exaustoso e punitivo por representarem um nível altíssimo de total responsabilidade. Em muitos casos um imagem de perfeição sobre humana.

Por causa da enorme responsabilidade delegada a ela, não havia muito tempo para relaxamento ou apreciação dos prazeres mais mundanos da vida.

Na sua épica jornada nao houve muito tempo para privilégiso de felicidades pessoais. O nascimento dos 4 filhos certamente foram exceções. Na verdade sua trajetória foi pavimentada para servier uma grande causa e não para preocupar-se com sua individualidade, ou ate memso com sua própria segurança pessoal.