VIDEOLOCADORAS

Videolocadora

A VINGANÇA DAS LOCADORAS

Outro dia no bairro do Brooklyn, um homem gritou: “Waaaaaaaaal,; uma locadoraaaaaa!”. Assim como as cabines telefônicas da cidade já não existem mais por causa da revolução tecnológica nos meios de comunicação, as locadoras que tiveram auge nos anos 1980 e 1990 quase fora levadas totalmente a extinção por causa da revolução tecnológica ainda em curso no planeta. Entretanto, ainda é possível encontrar algumas destas raridades em algumas cidades dos Estados Unidos.

Na era do video stream e outras plataformas disponíveis a baixo custo, as locadoras tentam agora diferenciar-se oferecendo aos seus clientes as opções de DVD, Blue-ray, e até mesmo as velhas fitas de VHS.

Segundo o periódico “The Wall Street Journal” há nos Estados Unidos  aproximadamente 100 locadoras espalhadas pelo imenso território nacional. Isto para um país que já ultrapassou a marca de mais de 300 milhões de habitantes.

O Marketing criativo tem ajudado a manter uma destas locadoras aberta em Portland, no estado do Oregon. Nesta locadora em particular, os clientes podem explorar as roupas usadas pela atriz Julie Andrews no famoso filme “A Noviça Rebelde” (1965), ou o sabão usado por Bratt Pit no filme “Clube da Luta” (1999).

Para fazer frente as opções de filmes oferecidos pelos serviços Netflix, Hulu, ou Amazon, os donos das locadoras tem com prioridade a preservação dos filmes. “Salvar os filmes é um tipo de preservação cultural”, disse Mike Keegan que cuida da programação de filmes numa cadeia de cinemas no Texas.

As locadoras estão atraindo também os chamados milenios (jovens que nasceram nos anos de 1990 e inicio dos anos 2000). Kevin Swan de apenas 29 anos descobriu uma ONG de filmes em Chicago chamada “Facets” que aluga filmes pessoalmene e por email. Quando começou a namorar sua atual esposa que é iraniana-americana, descobriu clássicos do Irã. Agora ele tira vantagem do vasto catálogo de filmes do Oriente Médio oferecidos pela “Facets”. “Voce não encontra isto na Netflix, ou nos outros servços de stream”, disse o jovem.