Justiça 28 anos depois.
No crepúsculo dos anos 80, para ser mais preciso em Abril de 1989, 5 jovens foram acusados de atacarem brutalmente uma executiva de um grande banco no Central Park em Nova York.
Praticamente cruçificados pelos tablóides locais e sendo chamados de uma matilha de lobos selvagens, os 5 jovens foram presos, condenados, e passaram mais de uma década atrás das grades até serem totalmente exonerados nos anos 2000.
Recentemente no auditório da escola de ensino médio Northwest no bairro do Bronx, Yousef Salam, Kevin Richardsan, e Raymond Santana Jr. 3 dos 5 jovens acusados receberam um diploma honorário do ensino médio.
“Mesmo reconhecendo que não podemos corrigir o que passou em 1989, e por causa disso nao conseguimos nosso diploma de maneira regular, aqui estamos sendo homenageados de uma maneira muito especial na frente dos nossos amigos”, disse emocionado Yusef Salam um dos 5 acusados agora com mais de 40 anos de idade.
O excelente documentário ” Central Park 5″ de 2012 conta toda a história do caso envolvendo os 5 jovens, os policiais com pressa de encontrarem um ou mais culpados rapidamente, e o clima na cidade de Nova York. Todos envoltos num estado dramático de frenesi urbano.
Este documentário levou a professora de estudo Governamental, Marielle Collucci a usar o filme como uma ferramenta para ajudar seus alunos a aprenderem sobre o sistema judicial norte americano, e mostrar a eles também que como parte de uma minoria eles estão sujeitos a este tipo de situação ao sairem de suas casas.
Depois da visita de um dos jovens, Kevin Richardson, onde ele descreveu todo o seu drama vivido na época, a escola decidiu então homenagear os 5 jovens com o diploma honorário da escola média. Todos os 5 jovens receberam seus diplomas de Supletivo quando estavam encarcerados. Entretanto, nenhum deles havia recebido o certificado de conclusão do ensino médio.
Apesar de não estarem presentes na cerimônia, Anthony McCray e Kharey Wise receberão seus diplomas honorários pelo correio.
You must be logged in to post a comment.