DINHEIRO

HARRIET TUBMAN X ANDREW JACKSON

HT PICTURE

Com muito alarde em Abril de 2016, o ex presidente Barack Obama através do então secretário do tesouro, Jacob J. Lew, anunciou que a atual nota de US$20. com a foto do ex presidente e senhor de escravos, Andrew Jackson seria substituída em 2020 pela foto da ex escrava e abolicionista Harriet Tubman.

Mais de um ano depois, o atual secretário do tesouro, Steven Mnuchin, afirmou em entrevista ao canal a cabo CNBC que esta mudança  seria reconsiderada porque no momento haveria no país coisas muito mais importantes para serem focadas.

Harriet Tubman nasceu escrava e escapou para a liberdade. Porém, por várias vezes voltou ao seu Estado natal, Maryland, liderando outros escravos na busca para a liberdade. Ela serviu também como olheira durante a guerra civil (1861-1865), tornando-se depois uma lutadora ferrenha pelo sufrágio para mulheres.

AJ STANDING

Por outro lado, o legado de Andrew Jackson e mais nebuloso. Ele foi um herói populista e ainda hoje juntamente com Thomas Jefferson é considerado um dos pais fundadores dos EUA, e também um dos fundadores do partido Democrata.

Andrew Jackson orquestrou a expulsão de milhares de índios nativos de suas terras a beira do rio mississippi mandando-os em uma longa jornada para o Oeste. Esta caminhada ficou sendo conhecida como “Trilha das lágrimas”.

Se depender do atual presidente, Donald Trump, fã ardoroso de Andrew Jackson, inclusive tendo em seu gabinete um retrado pindurado  na parede. Com muita sorte talvez a grande abolicionista consiga que sua foto seja estampada na rara nota de US$2., uma nota diga-se de passagem com menos circulação.