ÁFRICA: CORRUPÇÃO ENDÊMICA

Guiné Equatorial

Guiné Equatorial

O apelido de Teodoro Obiang Nguema é Teodorin. Ele é filho do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que assumiu o poder do país há quase 40 anos num golpe de Estado, é considerado o chefe de Estado mais longevo no Contienente Africano. Apesar do grande “boom” de commodities durante a primeira década dos anos 2000, as divisas arrecadadas continuam altamente concentradas nas mãos de poucos.

Desde de 2001 as autoridades francesas investigam Teodorin esperando finalmente colocar um fim no que eles acreditam seja um grande disparate por parte das elites cléptomaniacas da Guiné Equatorial enquanto grande parte da população local sofre com a extrema pobreza.

Em 2011 as autoridades francesas usaram caminhões para tirar de Teodorin sua enorme coleção de carros de luxo entre eles um Rolls Royce, Bugatti, e uma Ferrari, por suspeita que ele usava fundos monetários público para benefícios próprios.

GE calçadão

Em 2012 as autoridades francesas invadiram sua mansão perto do Arco do Triunfo em Paris avaliada em mais de US$180 milhoes. Os procuradores franceses acusam o senhor Obiang Nguema de construir uma fortuna pessoal entre 2004 e 2011 avaliada em mais de US$115 milhões. Os procuradores franceses o acusam de usar sua influência na indústria da madeira, uma das mais prósperas no país para enriquecimento ilícito.

Se condenado pela justiça francesa ele poderá pegar mais de 10 anos de cadeia, mas ele não está na França, e é improvavel que ele veja o sol nascer quadrado algum dia.

Esforços para prendê-lo esbarram na sua imunidade parlamentar como primeiro vice presidente do país. Porém, a corte de justça internacional rejeitou o apelo contra sua prisão pedida pela própria Guine Equatorial.

As acusações de lavagem de dinheiro e corrupção contra Teodorin esbarram também no “stablishment” francês onde muitos tem um grande interesse político e econômico no país africano. A frança continua sendo uma grande irmã para os lideres das ex colônias francesas no Continente Africano.

Em 2014 o governo suiço tomou carros luxuosos que pertenciam a Teodorin. O ano passado sob o pedido de autoridades suiça os holandeses tomaram seu yatch batizado de ” Ébano Brilhante”, que estava de partida para a Guine Equatorial. De acordo com a mídia local, o senhor Obiong Nguema disse que o yatch era de propriedade do seu governo.