O VERDADEIRO MANO

BAYARD RUSTIN

Bayard Rustin March in Washington

Em Novembro de 2013, quase 30 anos depois do seu falecimento, o então presidente norte americano, Barack Obama, agraciou pos mortem a prestigiosa Medalha Presidencial da Liberdade para o ativista pelos direitos civis Bayard Rustin.

Ele foi sem dúvida alguma a cabeça pensante mais importante na luta organizada pelos direitos civis dos negros nos EUA. Sem sua visão, astúcia, e o conhecimento do que realmente era a filosofia da não violência, a marcha em Washington jamais teria acontecido. Entretanto, por causa da sua homosexualidade totalmente assumida, ele teve que assumir um papel mais de retaguarda durante o auge do movimento nos anos 1950 e 1960.

O excelente documentário “Outside Brother: The Life of Freedom Fighter Bayard Rustin” apresenta uma figura enigmática, carismática, inteligente e bastante determinada.

Nascido em West Chester no estado da Pennsylvania em 1912, Bayard Rustin foi criado pela avó materna. Bonito, alto, bastane atlético, e muito inteligente, foi aceito pela universidade de Wilbur Forrest em Ohio. Entretanto, por causa de sua liderança num boicote conta as condições alimentícias da universiade foi convidado a retirara-se.

Bayard Rustin and MLK jr.

Em 1937 mudou-se para Nova York para viver com sua irmã. Ao entrar para a faculdade “City College” em Nova York juntou-se a um grupo de estudantes radicais inclusive filiando-se também ao partido comunista. Em 1941 foi mandando para uma prisão federal por mais de 3 anos por recusar-se a ir para a guerra.

Com o final da guerra, Bayard Rustin foi solto. Começou aí o seu período mais fértil de ativismo. Viajando extensivamente para a Europa e Índia, ele começou a perceber que a luta pelos direitos civi dos negros ia além das demonstrações, ela também tinha que ser política.

Bayard Rustin

“Outside Brother” contribui magnifícamente para nossa compreensão do movimento progressita no país e a vida de uma pessoa gay durante boa parte do século XX.

Com imagens históricas e entrevistas com participantes de um período histórico extremamente importante na história dos EUA, “Outside Brother”, é um documentário imperdível para os estudiosos  das relações entre negros e brancos durante o século XX nos Estado Unidos. As imagens de um orador da KKK(Klux Klux Klan) afirmando que a miscigenação destruiria as duas raças é de dar calafrios.

“Outside Brother: The Life Of Freedom Fighter Bayard Rustin

Direção: Bennett Singer e Nancy Kates

 

: