PODER NEGRO

Posters do Movimento Poder Negro

03-09-69-B-AK.tif

Poder na Impressão

“Power in Print” a extraordinária exposição sendo apresentada pela biblioteca de Nova York no coração do Harlem, explora a arte e funcionalidade dos posters dentro do movimento do Poder Negro nos EUA, mostrando uma variedade de estéticas, estilos, e mensagens.

Esta rara coleção de posters coloca juntos pela primeira vez na cidade uma gama incrível de imagens que pertencem ao departamento de arte e artefatos  da biblioteca Shomburg, a respeitada biblioteca dedicada ao estudo dos negro da diáspora.

Além de apresentar posters originais, a exposição inclui também uma seleção de peças icônicas criadas especialmente para o partido Panteras Negras pelo artista e ex ministro da Cultura, Emory Douglas.

Black Power poster

Posters eram o que poderíamos chamar de mídia social e desenho digital dos anos de 1960 e 1970. Era a maneira de produzir comunicação em massa através de imagens e textos; e compartir informações amplamente a um custo não muito alto.

Poder em Impressão contem diferentes tipos de posters: materiais promovendo arte e eventos culturais; noticícias sobre marchas e organização politica; e emblemáticos pronunciamentos visuais afirmando o Poder Negro.

Os posters eram usados na época para galvanizarem a população a lutar pela  libertação dos prisioneiros politicos, para ganharem representacao  política e social, além de se alinharem na luta com os lutadores internacionais pela liberdade.

Os destaques desta influente exposição ficam para os posters dos ativistas Malcolm X, Angela Davis, e Marcus Garvey. Juntos eles são o ponto alto da muitas estratégias usadas na luta pelos direitos civis, do ativismo, e dos objetivos do movimento.

Power in Print

Schomburg Center for Research in Black Culture

515 Malcolm X Blvd, New York, NY 10037

Ends March 31, 2018