CULTURA EM NOVA YORK

MÁGICA

Conjuring Arts Center

“Conjuring Arts Research Center” localizado no coração da ilha de Manhattan, mais precisamente na rua 30 entre a 5a avendia e a rua Broadway seria mais um nas centenas de edifícios enfilerados nesta região central, se não fosse pelo nome estranho no diretório pendurado no saguão do edifício. Este endereço e tão secretivo que para encontrá-lo voce precisa ser mágico. Literalmente falando.

O fundador deste centro de pesquisas relacionados aos “truques” mágicos, William Kalush, autor do livro “A vida Secreta De Houdini: A Construção do Primeiro Herói da América, diz que só aceita visitantes e acadêmicos relacionados a projetos de pesquisa da profissão.

Kalush, ele mesmo um mágico, colocou praticamente sózinho todo o acervo de livros raros que  dificilmente são encontrados nas principais livrarias da cidade.

Muito dos mais de 12 mil volumes são obscuros, e muitos deles foram auto publicados por mágicos para uso exclusivo de outros mágicos.

Ao entrar no apartamento voce se depara com posters fazendo propaganda dos números de mágicas dos anos de 1910 e 1920. Há támbem pindurado na parede um enorme poster do mágico Houdini, um dos mais conhecidos no país. kabush diz que sua missão é fazer com que o mundo da mágica seja um pouco melhor para todo mundo. E parte disto segundo ele, é não revelar muito ao público, e não revelar muito aos leigos como os truques são feitos.

“Queremos melhorar os mágicos. Queremos melhorar as pesquisas. Queremos os jovens com melhores ferramentas… mas mágica é sobre segredos, por isto os mantemos para nós mesmos”, ele concluiu.