13 de Julho de 1977.

Ha exatamente 40 anos nma noite de verao, a cidade que nunca dorme sofreu um enorme apagao que durou 25 horas. Lojas foram saqueadas, disturbios se espalharam pela cidade e centenas de pessoas foram presas.

Se para muita gente a escura cidade se transformou num campo de bataha, para outros a falta de eletricidade trouxe uma “tranquilidade”forcada para muitos cidadaos numa cidade conhecida por estar ligada 24 horas initerruptamente.

Os novaiorquinos de uma epoca onde nao havia “smart phones” usaram suas lanternas a pilha para iluminarem um pouco a cidade e claro os telefones publicos para contarem suas diversas experiencias naquela noite de verao.

Guerra contra os ratos em NY.

Se ha um habitante em NY que os moradarores da cidade ja nao fazem cara feia quando os veem passar na sua frente sao os ratos. Os rodentes estao por toda parte da cidade e ja fazem parte da paisagem nos subterraneos do Metropolitano da cidade.

Se depender do atual prefeito da cidade, o senhor Bill de Blasio, o ratos estao com seus dias contados.  Como  um cavaleiro do alto do seu cavalo alado, o prefeito prometeu reduzir em ate 70% a populacao dos rodentes locais.

Para que isto aconteca NY esta alocando nada menos do que U$32 milhoes nas areas mais problematicas: Parte baixa da ilha de Manhattan, areas do Brooklyn, e tambem do Bronx.

O ano passado o sistema de chamada para reclamacoes, o 311 recebeu mais de 17 mil reclamacoes referentes aos rodentes. O prefeito qu esta concorrendo a reeleicao este ano afirmou ter visto ratos ate mesmo nas cercanias onde mora quando esta despachando da cidade.

Numa coletiva recentemente o prefeito foi enfatico referindo-se  ao problema: “Quero ver mais cadaveres de ratos”.